Análise coloca 63 pontos como a pontuação mais provável para confirmar o acesso à elite
Com a 33ª rodada já em andamento, a Série B do Campeonato Brasileiro registra o pior líder da história – tema do Raio X do Podcast45. O Santos aparece no topo da tabela com 56 pontos, empatado com o Sport, vice-líder. Nenhum outro time, após 32 partidas, liderou a competição com uma pontuação tão baixa.
Em relação a edições anteriores da Série B, Atlético-MG, com 57 pontos em 2006, e Coritiba, com 58 pontos na temporada de 2021, têm as pontuações mais próximas do Santos, que está abaixo da média histórica.
“São 18 edições da Série B e, desde o início desse formato em 2006, 16 times tinham 60 pontos ou mais liderando a competição nesse momento. Isso mostra o tamanho da instabilidade do Santos, que tem sete pontos abaixo da média histórica. A média para liderar na 32ª rodada é de 63 pontos”, disse Fred Figueiroa na análise.
Outro aspecto, também inédito, que chama a atenção é a vantagem de somente cinco pontos do líder para o 5º colocado, o Ceará. Em 2023, o líder defendia sete pontos de margem para o primeiro time fora do G-4, enquanto maior diferença da história é de 24 pontos, em 2022.
É por isso que o confronto entre as duas equipes nesta terça-feira (22) ganha caráter de jogo-chave e, para o Podcast45, aumenta a pressão sobre o time paulista. Santos e Ceará entram em campo às 19h, na Vila Belmiro.
“Se o Ceará vencer, vai virar um terror para o lado do Santos. A pressão sobre o trabalho de Carille já é muito grande. O Santos é um líder com várias curvas negativas. É um nível de pressão maior que o do Ceará. Na matemática do Ceará para o acesso na Série B, os três pontos contra o Santos não existem. Mas existe na do Santos”, projetou Cassio Zirpoli.
Projeção de pontos do acesso
A seis rodadas do fim, os comentaristas consideram 63 pontos como a pontuação mais provável para confirmar o acesso à Série A. Corte abaixo em relação à temporada passada, conforme explicou Cassio Zirpoli:
“Um comparativo com 2023 torna isso também importante, porque o ponto de corte foi de 64 pontos. Mas o campeonato do ano passado tinha o Vitória com 72 e o lanterna com 28. A distribuição de pontos tem uma diferença para esse ano. As equipes de baixo estão arrancando pontos”.
“Se o ponto de corte do ano passado foi 64 em um grupo mais alto, imaginar 63, e de repente até um cenário com 62, não parece absurdo. Mas 63 está se encaminhando para ser o número chave da competição”, acrescentou.
- 64 pontos: 98,8% de chance
- 63 pontos: 96,5% de chance
- 62 pontos: 86,1% de chance
- 61 pontos: 68,3% de chance
0 comentários