Leão empata com time gaúcho na despedida do Barradão nesta Série A e garante vaga na Sul-Americana
Apesar da luta, de uma atuação aguerrida, o Vitória ficou no empate em 1 x 1 com o Grêmio nesta quarta-feira (4), pela 37ª rodada do Brasileirão. O jogo marcou a despedida do Rubro-negro do Barradão nesta Série A, já que encerrará a sua participação fora de casa.
O Leão foi melhor em campo durante quase todo o jogo, mas teve dificuldades diante da defesa bem postada do time gaúcho. João Pedro colocou os visitantes na frente do placar, mas Alerrandro garantiu o empate após uma grande pressão do Vitória.
Classificação da Série A
Com este resultado, o Vitória vai a 46 pontos e cai para a 11ª colocação, já que foi ultrapassado pelo Vasco na tabela. O Grêmio vem logo atrás, em 12º, com 45 pontos.
Além disso, o resultado garantiu o Colossal na disputa da Sul-Americana de 2025. Isso porque pelo menos duas equipes (Fluminense e Atlético-MG/Athletico Paranaense) não alcançam mais o Rubro-negro na tabela. Assim, com o duelo entre o Galo e Furacão na última rodada, fica certo de que o Leão não poderá ser ultrapassado por um deles e, assim, tem a vaga na Sula.
Por outro lado, se encerrou o sonho de uma vaga na pré-Libertadores, algo que o Leão da Barra ainda poderia alcançar se ganhasse nesta rodada e também na última. O Vitória só pode ir até 49 pontos e o Bahia, atual 8º colocado, tem 50 pontos.
Próximo jogo do Vitória
O Rubro-negro encerra sua participação na Série A de 2024 no domingo (8), quando enfrentará o Flamengo no Macaranã, às 16h.
Vitória luta, mas fica no empate com o Grêmio
O Leão teve maior posse de bola e controle do jogo na etapa inicial. Porém, teve dificuldade para conseguir finalizar com maior perigo, muitas vezes pecando no último passe. Enquanto isso, o Grêmio se defendia e tentava explorar o contra-ataque.
O Vitória buscava as saídas em velocidade pelos lados e acionava bastante Gustavo Mosquito, que vinha sendo o jogador mais perigoso no ataque.
Entretanto, a primeira grande chance do jogo foi do time gaúcho, que abriu o placar aos 36, com João Pedro, em chute cruzado pela direita. Aos 41, Mosquito tentou responder em chute perigoso que raspou a trave.
Na segunda etapa, quem teve a primeira chance foi o Grêmio, que passou perto de ampliar em chute de Cristaldo aos três minutos. Porém, a pressão rubro-negra foi se tornando cada vez maior. Thiago Carpini mudou a formação tirando Edu, o 3º zagueiro, para a entrada do 4º atacante, Carlos Eduardo.
Aos quatro, Willian Oliveira tentou, mas parou em boa defesa de Caíque. Aos 14, foi a vez de Carlos Eduardo finalizar colocado e o goleiro salvou o Tricolor. Aos 15, Lucas Esteves chutou rasteiro e tirou tinta da trave.
Alerrandro chutou duas vezes, aos 16 e aos 19, e mandou para fora. Mas estava predestinado. O gol de empate foi dele. Aos 21, Raúl Cáceres cruzou com perfeição para o camisa nove, de cabeça, mandar no canto esquerdo superior e marcar.
O Vitória seguiu melhor em campo, mas o Grêmio mudou um pouco mais de postura, se lançando ao ataque e tentando incomodar a meta leonina. Porém, o Colossal era quem tinha mais perigo no setor ofensivo.
A pressão pela virada acabou não dando certo e o empate seguiu no placar. Com isso, o Leão se despede do Barradão nesta Série A com um empate, mas diante de muita festa e agradecimento da torcida pela campanha no campeonato.
FICHA DO JOGO
Vitória 1
Lucas Arcanjo; Edu (Carlos Eduardo), Neris e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres (Willean Lepo), Ricardo Ryller (Machado), Willian Oliveira e Lucas Esteves; Gustavo Mosquito (Everaldo), Janderson (Pablo) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Grêmio 1
Marchesín (Caíque); João Pedro (Igor), Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Dodi) e Monsalve (Alysson); Aravena (Cristaldo), Pavón (Edenílson) e Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho.
Local: Estádio Barradão, em Salvador-BA.
Árbitro: Alexi Gomes Stefano (RJ).
Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ).
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
Gols: Alerrandro (21’/2ºT) (VIT); João Pedro (36’/1ºT) (GRE).
Cartões amarelos: Neris, Thiago Carpini (VIT); Marchesín, Reinaldo (GRE).
0 comentários