publicidade

Com foco em gestão e reestruturação, Sport apresenta Enrico Ambrogini e Thiago Gasparino como novos gestores do futebol

Série A, PE, Sport, Últimas

Por Pedro Maranhão

Por Pedro Maranhão

Postado dia 20 de maio de 2025

Os novos profissionais chegam para estruturar o Departamento de Futebol Rubro-negro

Buscando uma nova cara para o seu Departamento de Futebol, o Sport apresentou na manhã desta terça-feira (20) o gestor de futebol Enrico Ambrogini, e executivo Thiago Gasparino. Os novos profissionais se mostraram muito motivados com suas respectivas chegadas à Ilha do Retiro.

“Estou muito motivado por estar aqui. É um clube gigantesco dentro do cenário nacional, e sabemos da responsabilidade que temos daqui pra frente, sabemos da grandeza do clube, e sabemos onde queremos chegar. Para aceitar o convite, fiz várias pesquisas sobre o elenco, sobre a comissão técnica, sobre o staff, então é uma equipe de trabalho que eu confio. Sabemos que vamos ter que fazer mudanças, mas é algo comum durante esse processo”, destacou Thiago Gasparino.

“Minha visão é mais estratégica, então vou analisar o futebol como um todo. Vou cuidar mais do orçamento, mas o meu foco é sempre voltada para uma gestão eficiente. Foi daí que rolou uma sinergia maior, como falou o presidente. Precisamos entender o que está sendo bem feito, o que podemos melhorar, então esse é o ponto fora de campo, tirando as contrações, que dá um grande suporte para os atletas e para a comissão técnica”, afirmou Enrico Ambrogini.


Enrico Ambrogini, Thiago Gasparino, Yuri Romão, Sport - Foto: Pedro Maranhão/NE45

Enrico Ambrogini, Yuri Romão e Thiago Gasparino, Sport – Foto: Pedro Maranhão/NE45

Presente na apresentação, o mandatário Yuri Romão fez questão de exaltar a chegada dos profissionais. Segundo ele, o Sport busca seguir por um viés mais profissional, tendo extinguido, inclusive, o cargo de VP de Futebol, ocupado atualmente por Guilherme Falcão.

“Fui ao mercado, conversei com muitos dirigentes do futebol brasileiro e me convenci que, de fato, esse é o melhor modelo. Se formos observar os grandes clubes hoje, todos estão nesse modelo de não ter mais um diretor estatutário ou abnegado. Esse departamento é 100% profissional. A gente precisava trazer pessoas que tivessem essa expertise, de passar por outros clubes, com experiência administrativa para que tivéssemos êxito chegamos aos nomes”, iniciou.

“Thiago Gasparino tem a experiencia de futebol, já passou por vários clubes, e vai ser o responsável por tudo o que for referente a parte desportiva: comissão técnica, atletas, mercado, então ele vai liderar esse processo. Posteriormente, após uma longa conversa e várias discussões, chegamos ao nome do Enrico Ambrogini, que também veio muito bem referendado”, completou.

Enrico Ambrogini e Thiago Gasparino

Contratado para a função de diretor geral do futebol, Enrico Ambrogini chega ao clube após uma passagem pelo Figueirense, onde ocupava o cargo de CEO da SAF. O novo gestor possui especialização em Gestão Esportiva com Foco na Indústria do Futebol pela Universidade de Londres, na Inglaterra, e Master em Gestão Esportiva pela Federação Paulista (FPF).

O novo diretor começou sua trajetória no futebol em 2013, como diretor do Bom Senso Futebol Clube. Acumula também passagens nos departamentos de futebol de Flamengo e Athletico-PR. Como CEO, atuou no Espírito Santo Futebol Clube, e no Inter de Limeira-SP.

Seus trabalhos mais conhecidos são pelo Real Valladolid, da Espanha, onde foi Diretor de Gestão e Administração do Futebol nas temporadas 2021 e início de 2022, Logo depois chegou ao Cruzeiro, seu último clube antes de assumir o Figueirense SAF. Na equipe mineira, atuou no cargo de Diretor de Operações nas temporadas de 2022 e 2023.

Thiago Gasparino, por outro lado, será executivo de futebol. O profissional, que acumula passagem pelo Corinthians, estava como analista de mercado do Santos desde junho de 2024. Além da dupla paulista, Gasparino carrega trabalhos por Coritiba e Athletico-PR no currículo.

No Coxa, diga-se, participou da montagem do elenco que conquistou o acesso, na época à Série A, em 2021. Ele também foi executivo de futebol do Remo entre novembro de 2022 e julho de 2023.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING