Leão da Barra pode perder atleta por quatro jogos e ficar sem torcida por dez
Mesmo sem entrar em campo, a quinta-feira (31) será decisiva para o Vitória. O clube tem dois julgamentos marcados para hoje no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os quais podem complicar a vida do clube nesta Série A.
O mais sério é relacionado aos cantos homofóbicos proferidos pela torcida rubro-negra na partida contra o Grêmio, no dia 27 de abril, pela 6ª rodada do Brasileirão.
O alvo principal foi Wagner Leonardo, que deixou o Leão da Barra – onde era capitão e aclamado pelos adeptos – e rumou ao Tricolor Gaúcho. Na súmula, o árbitro do jogo, Felipe Fernandes de Lima, relatou os cantos direcionados ao zagueiro. Ainda, foi registrado o arremesso de um objeto em direção à bandeira de escanteio.

Trecho da súmula do jogo entre Vitória x Grêmio – Foto: Reprodução
A pena prevista vai de multa de até R$100 mil a perda de mando de campo por até dez jogos, a depender da interpretação da Comissão Disciplinar. Como o clube responde de forma objetiva, pode ser punido mesmo sem incentivo ou participação direta nos atos. Caso condenado e sem pedido de efeito suspensivo, o Vitória cumprirá a eventual pena já no próximo jogo como mandante.

Wagner Leonardo, zagueiro do Grêmio – Foto: Celo Gil/Grêmio FBPA
E o outro caso?
O segundo julgamento decide a pena para o volante Pepê, expulso no clássico contra o Bahia, no dia 18 de maio. O camisa 6 do Leão foi denunciado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por conduta violenta, e punido com quatro partidas de gancho pela 3ª Comissão Disciplinar.
Todavia, o Vitória conseguiu um efeito suspensivo que permitiu a utilização do jogador nas rodadas seguintes, contra o Sport e Red Bull Bragantino. Agora, o recurso será julgado em última instância. Caso a punição seja mantida, o volante terá de cumprir o restante da pena, ficando fora do jogo contra o Palmeiras, marcado para domingo (3), no Barradão.
A expectativa é que o Rubro-Negro tente novamente a reclassificação da infração para o artigo 250, o que reduziria a punição para apenas uma partida, a qual já foi cumprida.

Pepê, volante do Vitória – Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
0 comentários