O atacante Tiago foi responsável pelo único gol da partida
Nos acréscimos, o Bahia venceu o Ceará nesta quarta-feira (20), na Arena Fonte Nova, e avançou para a grande final da Copa do Nordeste. O jogo terminou em 1 x 0, com gol marcado por Tiago. Com o ótimo resultado, o Tricolor de Aço volta a finalíssima do Nordestão após três anos.
Bahia e Ceará fizeram um jogo de certa forma equilibrado, apesar da pouca criatividade efetiva para os dois lados. O Tricolor foi superior na primeira etapa e conseguiu ter mais domínio da bola no campo de ataque, porém, faltou qualidade nas finalizações e também para sair da boa marcação do Vozão.
O Ceará foi melhor na segunda etapa e começou fazendo pressão na busca por abrir o placar. O time apostou nas jogadas de transição rápidas e nas roubadas de bola para levar perigo ao goleiro Ronaldo. O Alvinegro até conseguiu boas chegadas, mas faltou qualidade na construção final das jogadas. O Bahia não demorou para voltar ao controle da partida, mas parou na defesa e também no goleiro Bruno Ferreira.
Final da Copa do Nordeste 2025
O Bahia vai enfrentar o Confiança na grande final da Copa do Nordeste, que ainda terá datas e horários a serem divulgados pela CBF. O Dragão venceu o CSA por 1 x 0, também nos minutos finais.
Próximos jogos
O Tricolor de Aço segue na maratona de jogos e se prepara para enfrentar o Santos, pelo Brasileirão, no domingo (24), às 16h, na Fonte Nova. Já o Vozão viaja para encarar o Grêmio, no sábado (23), às 21h, na Arena.
Sobre o jogo Bahia x Ceará

Foto: Letícia Martins/ EC Bahia
O início da primeira etapa foi de domínio ofensivo do Bahia, que conseguiu ter uma boa troca de passes rumo ao ataque. Porém, ora não conseguia prosseguir com as jogadas ora finalizou mal, e isso por conta da organização da defesa do Ceará.
O Vozão demorou para conseguir um certo equilíbrio e apostar em jogadas de transição, principalmente nas roubadas de bola ou na reposição rápida. Mas faltou qualidade na construção final e pouco levou perigo efetivo ao goleiro Ronaldo.
Aos 20 minutos, Caio Alexandre precisou ser substituído após sentir o que pareceu ser um desconforto muscular no posterior da coxa. Ele ficou muito incomodado com a situação e deixou o campo chorando, irritado com a possível lesão.
O goleiro Bruno precisou fazer duas boas defesas antes do tempo acabar, e uma especificamente difícil em um chute de Ademir. O Vozão teve uma chance na bola parada, mas não soube aproveitar.
O segundo tempo começou muito bem movimentado, mas para o lado do Ceará, que subiu as linhas e colocou muita intensidade na busca para abrir o placar. Aylon teve boa chance, mas faltou qualidade na finalização.
O Bahia não demorou para se encontrar em campo, principalmente após as mudanças de Ceni, e tentou apostar nas roubadas de bola e na velocidade para chegar próximo da grande área. Mas, novamente, a defesa do Vozão conseguiu interceptar as jogadas mais perigosas por conta também dos erros de passe no meio-campo.
A partida se encaminhava para os pênaltis quando o Bahia conseguiu encontrar o gol. Em um cruzamento para área, Tiago estava mais esperto que a defesa para só completar no segundo pau.
Ficha do jogo
Bahia (1)
Ronaldo; Santiago Arias, David Duarte, Santiago Mingo, Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Rodrigo Nestor), Everton Ribeiro; Ademir (Tiago), Willian José (Lucho Rodriguez) e Kayky (Cauly). Técnico: Rogério Ceni
Ceará (0)
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado, Rafael Ramos (Nicolas); Fernando Sobral (Richardson), Dieguinho e Lucas Mugni (Lourenço); Galeano, Pedro Raul e Aylon (Pedro Henrique). Técnico: Léo Condé
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB);
Assistentes: Luis Filipe Goncalves Correa (PB), Schumacher Marques Gomes (PB), Paulo Jose Souza Mourão (MA);
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Gols:
Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Luciano Juba, Arias, Acevedo (BAH); Rafael Ramos, Fernando Sobral, Marllon (CEA)
0 comentários