publicidade

Com Jean Lucas, Bahia volta a ter jogador na Seleção Brasileira após 34 anos

Bahia, BA, Destaque, Seleção Brasileira, Últimas

Por Vittoria Fialho

Por Vittoria Fialho

Postado dia 27 de agosto de 2025

Convocação de volante tricolor quebra jejum de oito anos sem um jogador do Nordeste na Seleção

O Bahia voltou a ter um jogador convocado pela Seleção Brasileira depois de 34 anos. Na tarde desta quarta-feira (27), o volante Jean Lucas apareceu na lista do técnico italiano Carlo Ancelotti para os jogos diante de Chile e Bolívia, válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. A última vez que a equipe baiana cedeu um jogador para a Canarinho foi na Copa América de 1991, com o meia Luis Henrique.

Na época, Luis Henrique brilhou no time que chegou às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1990. Além de ser chamado para amistosos, o jogador integrou o grupo presente na Copa América do ano seguinte.

Foram quatro gols em 10 partidas disputadas pela Seleção enquanto esteve no elenco tricolor. Até hoje, é o atleta com mais convocações na história recente do clube. Pelo Tricolor, foram 74 partidas, 19 gols e 16 assistências.


Jean é o décimo primeiro jogador tricolor a aparecer em uma convocação da seleção principal. A primeira série de ‘chamados’ aconteceu em 1957, com atletas como Henrique, Zé Alves e Vicente Arenari. Na década de 1980, foi a vez de nomes como Zé Carlos, Bobô e Charles também vestirem a amarelinha.

Bahia volta a ter um jogador convocado pela Seleção Brasileira.

Letícia Martins/EC Bahia

A convocação de Jean Lucas quebra um jejum de oito anos sem um jogador do futebol nordestino na lista para vestir a amarelinha. Antes, o último representante havia sido o meia Diego Souza, hoje aposentado, em 2017, quando defendia o Sport. Abaixo, confira as convocações da Região – levantadas pelo Blog de Cassio Zirpoli, no século XXI: 

  • 2001: Leomar, volante do Sport; 6 jogos
  • 2003: Dudu Cearense, volante do Vitória; não jogou
  • 2003: Nádson, atacante do Vitória; 2 jogos
  • 2013: Douglas Santos, LE do Náutico; não jogou
  • 2017: Diego Souza, meia do Sport; 5 jogos e 2 gols
  • 2025: Jean Lucas, volante do Bahia; a disputar

Jean Lucas no Bahia

Jean chegou ao Esquadrão a pedido do técnico Rogério Ceni e se tornou, na época, a maior compra do futebol nordestino – com negociação orçada em R$ 24,2 milhões. Desde que desembarcou no CT Evaristo de Macedo, ativou lado goleador e se tornou, com boas atuações, um dos principais nomes do time em pouco mais de uma temporada e meia de clube.

Com mais de 100 partidas pelo Bahia, o camisa 6 atingiu o triplo de gols que havia marcado em todo o restante da carreira. Antes, passou por equipes como Flamengo, Lyon, Brest e Monaco, com início de carreira no Santos. Na equipe baiana, em 101 jogos, anotou 15 gols, sendo nove na última temporada e seis na atual.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING