Partida decisiva aconteceu neste domingo (7) na Arena da Dunas
Foram 1.450 dias de um pesado que não parecia ter fim. De um buraco que o Santa Cruz jurou não voltar jamais, mas voltou. Pior. Chegou a ficar até mesmo sem divisão. Mas um time que tem em uma das suas principais músicas o trecho “nunca vou te abandonar”, de fato, não abandonou. E neste domingo (7), após quase quatro anos, o Santa Cruz deixa o fundo do poço para retornar à Série C e iniciar um novo resgate de sua glória.
O empate com o América-RN por 1 x 1 em uma Arena das Dunas abarrotada de torcedores – de ambos os lados, viu os comandados do técnico Marcelo Cabo colocar um ponto final no sofrido de um mundão cheio de tricolores.
E não foi fácil. Após um começo de Série D que animou e fez a torcida encher a capacidade máxima disponível do Arruda, o time, cercados por problemas de bastidores e financeiros, viu o rendimento cair e a vaga na próxima fase ficar ameaçada.
Houve até campanha por público zero no Arruda. Mas com pulso firme, e uma diretoria que está em vias de enfim formalizar a Sociedade Anônima do Futebol, o Santa Cruz deu a volta, garantiu vaga para o mata-mata, e viu o time ser copeiro e não desistir nunca.

Foto: Renato Gomes / RBC PRESS
O jogo
Como esperado, Mecão e Tricolor fizeram um primeiro tempo de um time que precisa do resultado e de outro que jogava com o regulamento das traves. Uma pressão, porém, que acabou não revertendo em gols.
O árbitro Ramon Abetti Abel até marcou pênalti para o América. Mas o VAR chamou e a marcação foi anulada, para delírio da torcida coral e frustração do lado dos mandantes.
Do lado da Cobra Coral, a melhor e única boa chance do primeiro tempo esteve nos pés do seu principal jogador. Thiago Galhardo recebeu ótimo passe, ficou na cara de Renan Bragança, mas desperdiçou a oportunidade.
Thiago Galhardo cria boa oportunidade para o Santa Cruz. pic.twitter.com/p08PqaKr3q
— NE45 (@NE45Minutos) September 7, 2025
Na volta para a segunda etapa, bastou dois minutos para, enfim, a pressão do América dar resultados. Alexandre Aruá arriscou de fora da área e não deu chances para Rokenedy: 1 x 0.

Foto: Renato Gomes / RBC PRESS
Após o gol, a partida baixou de ritmo. E uma das poucas oportunidades da Cobra Coral na etapa final, veio o gol salvador. Após cobrança de falta Balotelli subiu mais alto e mandou para o fundo das redes. O gol heróico. O gol do acesso. O gol do fim de um sofrimento que parecia não ter fim.
Decepção por parte do América-RN
O lado alvirrubro da partida terminou de forma triste e melancólica. Não faltou apoio. Pelo contrário. A torcida do Mecão fez sua parte e esgotou os ingressos da partida com vários dias de antecedência.
No pré-jogo, também houve demonstração de apoio inconstitucional. Com direito a uma recepção absurda duas horas da bola rolar na Arena das Dunas.
Mas faltou capricho e forte ao América-RN nos 180 minutos diante do Tricolor. Um fim de temporada sem o desejado acesso em uma temporada recheada de expectativas após a transformação do clube em SAF.
Restará agora amargurar mais uma temporada na Quarta Divisão. E pior. Terá a presença do maior rival, o ABC, na disputa por uma das quatro vagas na próxima temporada.
Um fim de temporada muito longe do esperado para o futebol do Rio Grande do Norte, que terá representantes apenas na última divisão nacional em 2026.

Foto: Renato Gomes / RBC PRESS
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-RN 1
Renan Bragança; Ricardo Luz (Lucas Mendes), Lucas Rodrigues, Guilherme Paraíba e Renan Siqueira; Ferreira (Heliardo), Alexandre Arauá (Marquinhos), Souza e Gabriel Lima (Thiaguinho); Hebert e Salatiel (Giva). Técnico: Gerson Gusmão.
SANTA CRUZ 1
Rokenedy; Toty, Eurico Lima, William Alves e Nathan (Rodrigues); Pedro Favela (Gabriel Galhardo), Wagner Balotelli, Willian Júnior e Geovany (Thiaguinho); Renato (Matheus Vinícius) e Thiago Galhardo (Adailson). Técnico: Marcelo Cabo.
Local: Arena das Dunas, em Natal-RN
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex Dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Cartão amarelo: Ricardo Luz, Heber, Ferreira (A); William Alves (SC)
Gols: Alexandre Aruá, 2/2ºT (A); Wagner Balotelli, 36/2ºT (S)
Público: 29.398
Renda: R$ 741.604,00







0 comentários