A confusão entre as torcidas de Ceará e Fortaleza aconteceu no Clássico-Rei do futsal
A briga generalizada entre as torcidas de Ceará e Fortaleza no Clássico-Rei do futsal, na última sexta-feira (12), no Ginásio Paulo Sarasate, começa a ter as primeiras consequências. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), solicitou junto a Polícia Militar (PMCE) a suspensão da entrada das organizadas “Torcida Organizada do Ceará (TOC)” e “A Força da Galera” de qualquer evento esportivo realizado no Estado, por tempo indeterminado.
“O Ministério Público não pode admitir que episódios como os registrados se tornem recorrentes, sob pena de comprometer a credibilidade dos eventos esportivos e de expor a risco a integridade física e psíquica e emocional de milhares de torcedores, incluindo crianças, idosos e famílias que frequentam os ginásios e estádios. O interesse coletivo deve prevalecer sobre interesses particulares, de modo que a liberdade de manifestação das torcidas organizadas não pode se sobrepor ao direito fundamental à segurança”, afirmou o coordenador do Nudetor, promotor de Justiça Edvando França.
Ver essa foto no Instagram
LEIA MAIS | Ceará terá cinco desfalques para o jogo contra o Bahia pela Série A
Esta medida inclui, ainda, a proibição de identificação destas torcidas por meio de qualquer material. Ou seja, camisas, bandeiras e instrumentos precisarão estar descaracterizados para poder adentrar às praças esportivas do Estado do Ceará, de acordo com o órgão. A decisão do MPCE está baseada na Lei Geral do Esporte (Lei N.º 14.597/2023), que busca adotar medidas preventivas contra tumultos e violência.
“No ofício, o Nudetor reforça ainda que a PM cumpra o que determina a Avaliação de Riscos do Futebol (Aref), que classifica jogos de futebol em diferentes níveis de risco de acordo com fatores como rivalidade, fase do campeonato e histórico das torcidas, alocando o contingente policial necessário para a segurança efetiva de cada evento esportivo, em cumprimento das regras de segurança em grande público”, declarou o MPCE em nota oficial.
CLÁSSICO-REI DE FUTSAL
A partida entre Ceará e Fortaleza, pelo Campeonato Cearense, marcava o retorno do Clássico-Rei ao emblemático Ginásio Paulo Sarasate, na capital alencarina, após 21 anos. Entretanto, poucos minutos de bola rolando foram suficientes para transformar um momento marcante em cenas de violência. Logo no começo da partida, as duas organizadas entraram em combate e o jogo precisou ser cancelado.

Foto: reprodução
0 comentários