publicidade

Clube revelador, parceria com times europeus e estrutura moderna: Conheça o Barra-SC, adversário do Santa Cruz na final da Série D

Santa Cruz, Destaque, PE, Série D, Últimas

Por Rayane Domingos

Por Rayane Domingos

Postado dia 22 de setembro de 2025

Por Rayane Domingos e Klisman Gama

O time catarinense tem uma parceria com o Hoffenheim, da Alemanha, e o Académico Viseu, de Portugal

O Santa Cruz avançou para a final da Série D e terá, pela frente, um novato Barra-SC. O time catarinense é o caçula entre os times que subiram para a Série C e busca seu primeiro título nacional.

Além disso, o Pescador possui parceria com clubes europeus e tem uma estrutura de dar inveja a muitos clubes do Brasil. Saiba mais sobre a história do Barra-SC, rival do Santa Cruz pelo título da 4ª Divisão.


Estádio do Barra-SC, rival do Santa Cruz na final da Série D 2025

Foto: Léo Piva/CBF

Conheça o Barra-SC, time jovem de Santa Catarina que mira o título da Série D

O time azulino foi fundado em 2013 e é sediado em Itajaí, mas joga na cidade vizinha, Balneário Camboriú, cidade no litoral norte de Santa Catarina. Com foco em ser um clube formador, o Pescador iniciou sua caminhada no Estadual, sendo campeão da Série C e B catarinense em 2015 e 2021, respectivamente.

Em 2022 começou a disputar a elite de Santa Catarina e estreou na Série D do Campeonato Brasileiro em 2024. Porém, fez uma campanha ruim, ficando na vice-lanterna do Grupo A8.

Em 2025, o Barra-SC não foi bem no Estadual, terminando na 9ª colocação e ficando de fora do mata-mata. Com isso, passou dois meses se preparando para a Série D, sob o comando do técnico Eduardo Souza.

CT e estádio do Barra-SC, rival do Santa Cruz na final da Série D 2025

Foto: Tiago Winter/Barra FC

Além disso, a atual temporada marcou a inauguração da Arena Barra FC. Um estádio moderno, com capacidade para 5,5 mil pessoas, como você pode ler clicando aqui, nesta matéria do Blog de Cassio Zirpoli.

Vale destacar que, em 2024, o clube também inaugurou o CT do Pescador, que conta com quatro campos oficiais, sendo dois de grama natural e dois sintéticos. O local também conta com estrutura de alojamento, academia, consultórios, refeitório e auditório.

CT e estádio do Barra-SC, rival do Santa Cruz na final da Série D 2025

Foto: Tiago Winter/Barra FC

Campanha do Barra-SC na Série D 2025

Apesar da estreia com derrota na 4ª Divisão, terminou na liderança do Grupo A8 com 26 pontos, somando oito vitórias, dois empates e quatro derrotas.

No mata-mata, o Pescador eliminou o Cascavel-PR, Ceilância-DF, Cianorte-PR (jogo do acesso) e a Inter de Limeira-SP. Com isso, na campanha geral, o Barra-SC somou 46 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, além de 32 gols marcados e 13 sofridos em 22 jogos, num aproveitamento geral de 69,7%.

Vale destacar que o time catarinense só perdeu uma vez em casa na competição, ainda na fase de grupos, contra o Brasil de Pelotas-RS, no dia 27 de julho. Além do mais, de lá para cá, o Barra-SC não perdeu mais. São quase dois meses de invencibilidade na Série D.

Fora isso, contando já com os jogos do mata-mata, foram 11 partidas como mandante, com nove vitórias, um empate e uma derrota, com 18 gols marcados e apenas três sofridos, resultando num aproveitamento de 84,8%.

Natan Costa, atacante do Barra-SC, rival do Santa Cruz na final da Série D 2025

Foto: Tiago Winter/Barra FC

Parceria do Barra-SC com clubes europeus

Uma das características que chama a atenção para o Barra-SC é a parceria estabelecida com clubes europeus. Um deles, e o maior parceiro, é o Hoffenheim, da Alemanha. Time tradicional da Bundesliga, ele é um canal direto para a venda de jogadores ao futebol europeu.

Outro clube que também faz esse intercâmbio com o Pescador é o Académico Vizeu, de Portugal. Apesar de ser um clube de menor expressão, também abre as portas do futebol europeu para destaques do time catarinense.

Técnico promissor tem passagem como auxiliar do Santa Cruz

O Barra-SC é comandado por Eduardo Souza, técnico de 44 anos e que é considerado um dos treinadores promissores da atual geração. Mas antes de se efetivar na função, ele passou 10 anos como auxiliar e passou por diversos clubes no Brasil, inclusive o próprio Santa Cruz.

Eduardo Souza fez parte da comissão técnica de Doriva, que treinou o Tricolor na Série A de 2016. Naquela ocasião, o Santa Cruz já lutava contra o rebaixamento e não conseguiu mudar de cenário, com a queda decretada com antecedência.

Além disso, no futebol nordestino, defendeu por Bahia e CRB. Eduardo Souza tem outra história curiosa com o Santa, quando defendia o Bahia. Foi ele quem recebeu uma cabeçada de Milton Mendes no jogo de volta da semifinal da Copa do Nordeste de 2016, na Arena Fonte Nova.

Confusão entre Milton Mendes e Eduardo Souza, em Bahia 0 x 1 Santa Cruz, pela Copa do Nordeste de 2016, na Arena Fonte Nova

Foto: Reprodução/SporTV

O jogo estava quente, houve uma forte discussão entre Eduardo e integrantes do banco do Santa Cruz, até a chegada de Milton Mendes, que o encarou e desferiu uma cabeçada. O então treinador do Santa Cruz foi expulso e a confusão foi apartada.

Eduardo Souza também passou por outros grandes clubes, como São Paulo, Vasco, Athletico Paranaense e Ponte Preta. Sua primeira experiência como técnico aconteceu em 2019, no Votuporanguense-SP, mas só se firmou na função em 2022, na Aparecidense-GO.

Antes, tinha passado duas temporadas como auxiliar do Atlético-GO e retornou para treinar o Dragão em 2023. Desde então, passou por Londrina, Hercílio Luz-SC e Marcílio Dias-SC.

Eduardo Souza treinou o Barra-SC em 2024 e retornou em fevereiro deste ano. São 43 jogos pelo Pescador, com 23 vitórias, oito empates e 12 derrotas. Agora, briga pelo primeiro título nacional do Pescador, o que pode aumentar ainda mais a história que tem feito no clube.

Eduardo Souza, técnico do Barra-SC, adversário do Santa Cruz na final da Série D 2025

Foto: Tiago Winter/Barra FC

 

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING