Esquadrão se destaca entre os nordestinos; Sport e Fortaleza também ocupam o Z-4 do ranking
Na briga da parte de cima da tabela desde o início do Brasileirão da Série A, o Bahia tem como principal objetivo na temporada uma vaga no G-4 – e, consequentemente, o passaporte para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. Para isso, conta com um trunfo: os bons resultados diante de adversários diretos. A equipe baiana tem o terceiro melhor aproveitamento contra times do G-6.
Atrás apenas de Cruzeiro, com 83,3%, e Flamengo, dono de 52,4%, o Esquadrão aparece no ranking com 43,3%. É o único nordestino no top-10. O Ceará aparece na 11ª posição, com 23,8%, enquanto Vitória, 16º e último nordestino fora da zona de rebaixamento, tem 19%. Sport e Fortaleza, ambos com 9,5% e 8,3%, respectivamente, estão entre os piores aproveitamentos. Os dados são do SofaScore.

Letícia Martins/ECB
Em live (confira abaixo) no canal oficial do Youtube, o Podcast45 analisou o rendimento do Bahia diante dos melhores times da competição. O jornalista Cassio Zirpoli chamou atenção para a oscilação da equipe tricolor, mas destacou a capacidade do elenco tricolor de competir contra forças dominantes na elite do futebol brasileiro nos últimos anos.
“Se viu um Bahia perdendo força ou com um nível técnico abaixo do que pode render. Foram muitos desfalques. Mas, claro, não significa que sem desfalques estaria brigando pelo título. O ponto é que o Bahia é um dos times mais competitivos do campeonato… Na hora que você tira 9 de 12 pontos de Palmeiras e Flamengo, significa que você pode tirar pontos de todos os outros, sem que pareça uma epopeia”, disse.
Ver esta publicação no Instagram
Bahia na Série A
O Esquadrão subiu para a quinta posição, agora com 43 pontos somados. A equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni ganha descanso com a Data Fifa e só volta a campo no próximo dia 16, quando encara o rival Vitória, no Barradão, às 21h30.
0 comentários