Além do Santa, outros clubes do Nordeste buscam o reconhecimento de títulos
O Santa Cruz pode estar perto de ver um troféu ganhar status nacional. De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, existe a possibilidade de que a conquista do Hexagonal Norte-Nordeste de 1967 seja oficialmente reconhecida pela CBF como título de abrangência nacional. A informação foi dada por Evandro em entrevista ao Cast Coral.
“Será mais um titulo nacional para o Santa Cruz. O torneio Hexagonal Norte-Nordeste de 1967, que o Santa Cruz sagrou-se campeão. Da mesma forma que fizemos para o Central e Sport. Estamos esperando só o cumprimento das formalidades para realizar um evento. A federação vai confeccionar um troféu para Central, Sport e Santa Cruz, de modo que eles tenham a materialização dessa conquista”, disse Evandro ao CastCoral.
O torneio citado foi disputado em 1968 e reuniu seis clubes: Santa Cruz, Remo, América-CE, Sport, Paysandu e Ceará. Na campanha, o Tricolor terminou como destaque da competição, somando seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas.
Créditos: Sergio Luis/Divulgação
De acordo com Evandro, o Santa já protocolou na CBF a solicitação para que o título receba reconhecimento nacional após uma produção de um dossiê da federação com a diretoria do clube. O processo estaria em andamento na entidade, assim como acontece com as demandas de Sport e Central, mas a CBF não se pronunciou oficialmente até o momento sobre o pedido.
Santa Cruz e outros clubes do Nordeste
Com isso, caso a CBF avalie o título tricolor, o clube coral deve se juntar ao Ceará, Fortaleza e Sport, que com apoio das federações cearense e pernambucana, solicitaram à CBF que os Torneios Norte-Nordeste disputados entre 1968 e 1970 passem a ser reconhecidos como Campeonatos Brasileiros.
Segundo comunicado dos clubes, o argumento é que, embora classificados como competições regionais, esses torneios faziam parte do plano de nacionalização do futebol conduzido pela antiga CBD. Se aprovados, Sport (1968), Ceará (1969) e Fortaleza (1970) seriam oficializados como campeões nacionais.







0 comentários