Com a mudança da CBF, apenas os cinco primeiros colocados do Brasileirão garantem vaga no certame internacional
A temporada de 2026 do futebol brasileiro já começou. Na noite desta segunda-feira (15), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, ao lado da tabela básica da Série A do Brasileirão, a nova distribuição de vagas para a Copa Libertadores da América.
De acordo com a nova disposição, detalhada no regulamento do Campeonato Brasileiro, os quatro primeiros colocados vão direto para a fase de grupos da Libertadores, enquanto o dono da quinta posição garante um posto na Pré-Libertadores. Antes, o sexto também iria para a fase preliminar do campeonato da Conmebol.
LEIA MAS | CBF divulga tabela básica da Série A; clássico entre Bahia e Vitória está previsto para a 5ª rodada
A vaga que antes era da Série A, foi realocada para a Copa do Brasil. O campeão do torneio segue garantindo classificação para a fase de grupos. A diferença está relacionada ao vice-campeão, que agora terá direito a ida à pré-Libertadores.
Caso o campeão da Copa do Brasil já tenha garantido uma posição no certame internacional, o vice-campeão herda o posto na fase de grupos e a vaga para a pré-Libertadores retorna para o sexto colocado do Brasileirão.
Em um cenário onde os dois finalistas da Copa do Brasil já estão classificados para a Libertadores, a vaga direta e a da pré-Libertadores também vão para a Série A.
Caso esta mudança imposta pela CBF já estivesse em vigor na atual temporada, o Bahia não teria garantido vaga na Copa Libertadores, uma vez que terminou na sétima colocação e os dois finalistas da Copa do Brasil não estão classificados.

Foto: divulgação/Conmebol









0 comentários