publicidade

Estádio do Vitória receberá visita técnica para implementação do impedimento semiautomático

Últimas, BA, Destaque, Série A, Vitória

Por Antonio Marzaro

Por Antonio Marzaro

Postado dia 16 de dezembro de 2025

Tecnologia é a principal novidade para o Campeonato Brasileiro de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou a implementação do impedimento semiautomático nos principais estádios do Brasil. Nesta terça-feira (16), a empresa Genius, responsável pelo projeto, realizou uma visita técnica na Vila Belmiro, mas outros nove estádios receberão uma vistoria até o fim do ano.

Entre as arenas, está o estádio do Vitória: o Barradão. A casa do Leão da Barra se junta a Mineirão, Arena MRV, Cícero de Souza Marques, Ligga Arena, Arena Fonte Nova e Couto Pereira como próximos locais a terem suas instalações visitadas.

Para o ano que vem, Beira-Rio, Allianz Parque, Arena do Grêmio, José Maria de Campos Maia, Baenão e Arena Condá serão visitados. Vale lembrar que Nilton Santos, Maracanã, São Januário, MorumBIS, Arena Barueri e Neo Química Arena já receberam a empresa em 2025.


A próxima fase será marcado pelos início dos testes e a previsão é de que a Série A do Campeonato Brasileiro inicie com a tecnologia 100% implementada. A primeira rodada está marcada para os dias 28 e 29 de janeiro

Vitória inaugurará nova iluminação de LED do Barradão pelo Campeonato Baiano

Estádio Manoel Barradas, o Barradão – Foto: Divulgação/EC Vitória

Nova tecnologia

Usado pela primeira vez na Copa do Mundo de 2022, o impedimento semiautomático é usado nas principais ligas europeias, como a Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês. Ele é um sistema que usa múltiplas câmeras e sensores na bola para criar um modelo 3D preciso do posicionamento dos jogadores e do momento exato do passe, gerando linhas de impedimento automaticamente para o VAR (árbitro de vídeo) revisar.

O presidente da CBF, Samir Xaud, entende que a implementação da nova tecnologia fortalecerá o futebol brasileiro:

“A implementação do impedimento semiautomático é um passo importante para tornar o futebol mais justo e preciso. Acredito que a tecnologia, quando bem aplicada, fortalece o jogo e valoriza ainda mais o espetáculo. Por isso, já iniciamos esse processo com o objetivo de viabilizar o uso dessa ferramenta no começo do Campeonato Brasileiro”, disse.

Demonstração do impedimento semiautomático - Foto: Reprodução/FIFA

Demonstração do impedimento semiautomático – Foto: Reprodução/FIFA

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING