publicidade

Sport aposta em tecnologia de ponta para monitorar hidratação dos atletas

Série B, PE, Pernambucano, Sport, Últimas

Por Pedro Maranhão

Por Pedro Maranhão

Postado dia 4 de fevereiro de 2026

O processo é conduzido por Pâmela Ferreira, nutricionista do clube, e filha do ex-jogador e ídolo Rubro-negro Leonardo

Em meio às exigências do futebol de alto rendimento, o Sport tem investido cada vez mais em ciência e tecnologia para otimizar a preparação de seus atletas. Sob coordenação do Departamento de Saúde e Performance, o clube mantém um rigoroso e contínuo controle individualizado da hidratação do elenco profissional.

O monitoramento é realizado por meio do MX3 Hydration Testing System, tecnologia de referência internacional que integra a rotina do futebol rubro-negro desde 2024. O equipamento portátil avalia o nível de hidratação do jogador a partir de uma pequena amostra de saliva, fornecendo resultados precisos em tempo real, em um intervalo de 20 a 30 segundos.

A utilização do sistema permite que os profissionais do clube deixem de lado métodos tradicionais considerados menos confiáveis, como a análise da coloração da urina, passando a trabalhar com dados científicos objetivos.


Com isso, é possível identificar rapidamente se o atleta apresenta déficit de fluidos e, a partir daí, ajustar de forma imediata o protocolo de reposição de líquidos e eletrólitos, especialmente em períodos que antecedem as partidas.

Nutricionista do Sport e filha do ex-jogador Leonardo, Pâmela Ferreira destacou a importância do acompanhamento constante da hidratação no contexto esportivo. Segundo a profissional, perdas aparentemente pequenas de líquidos já são suficientes para comprometer o rendimento.

“Em atletas, a perda de 1% a 2% do peso corporal em líquidos pode afetar força, potência, velocidade, resistência, coordenação motora e tomada de decisão. Além disso, a desidratação prejudica a termorregulação, aumenta o risco de lesões musculares e impacta diretamente na recuperação e na função cognitiva”, destacou.

O equipamento é utilizado por clubes de alto nível no Brasil e no exterior, como Palmeiras e Chelsea, além de organizações esportivas de elite ligadas a ligas como NBA, NFL e MLB, e equipes de ciclismo profissional, a exemplo da Movistar Team, da Espanha.

Pâmela Ferreira, Sport - Foto: Paulo Paiva/SCR

Pâmela Ferreira, Sport – Foto: Paulo Paiva/SCR

CLÁSSICO EXPLODE DE AUDIÊNCIA E EXPÕE O VALOR IRRISÓRIO QUE OS CLUBES DO PERNAMBUCANO RECEBEM DA TV – SPORT

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING