publicidade

Vitória tem apenas quatro titulares remanescentes de goleada histórica por 8 x 0 para o Flamengo

Série A, BA, Destaque, Últimas, Vitória

Por Antonio Marzaro

Por Antonio Marzaro

Postado dia 10 de fevereiro de 2026

Leão da Barra recebe o clube carioca no Barradão na noite desta terça-feira (10)

O Vitória enfrenta nesta terça-feira (10) o Flamengo, às 21h30 no Barradão, pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida entre os rubro-negros é a primeira desde o histórico 8 x 0 a favor do Mengão, que aconteceu no dia 25 de agosto do ano passado, pela 21ª rodada do Brasileirão.

O placar é o mais elástico da era dos pontos corridos e, naquela noite, custou o emprego de Fábio Carille como treinador do Leão da Barra – que deixou o clube na 17ª colocação.

Depois da humilhação, o Rubro-Negro de Salvador trouxe Jair Ventura como última cartada para garantir a permanência na elite do futebol brasileiro, o que aconteceu após uma vitória dentro de casa contra o São Paulo na última rodada.


Flamengo x Vitória pela Série A do Brasileirão 2025, no estádio Maracanã

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Mudou muito?

Naquela noite, o Leão da Barra entrou em campo com: Lucas Arcanjo; Lucas Braga, Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Ronald, Wendell e Pepê; Erick, Aitor Cantalapiedra e Renato Kayzer. No decorrer do jogo, Willian Oliveira, Osvaldo e Edu entraram na partida.

Se olharmos para o elenco atual, quatro nomes já deixaram o Vitória – Lucas Halter foi para os Estados Unidos, Willian Oliveira assinou com o Coritiba, Pepê está emprestado ao Cuiabá e Lucas Braga ao Fortaleza – mas, alguns não figuram mais entre os onze iniciais, como Ronald e Wendell, que fez sua estreia como profissional na derrota.

Hoje em dia, o time considerado ideal em 2026 tem: Gabriel; Nathan Mendes (Mateus Silva), Ricielli (Edu), Camutanga, Zé Marcos, Ramon; Gabriel Baralhas, Caíque Gonçalves; Erick, Aitor Cantalapiedra e Renato Kayzer. Apenas quatro remanescentes da fatídica noite.

O esquema tático mudou e saiu de um 4-3-3 para um 5-2-3, o que foi essencial para a garantia na Série A.

Contratações e saídas

Em 2026, o Vitória acertou com 11 jogadores. O principal deles é o atacante Marinho, que volta ao clube após dez anos e já pode estrear contra o Flamengo. Os outros jogadores foram Caíque Gonçalves, Mateus Silva, Riciceli, Diogo Silva, Nathan Mendes, Emmanuel Martínez, Luan Cândido, Pedro Henrique, Marinho, Diego Tarzia e Lucas Silva.

Para além das chegadas, o Rubro-Negro também renovou com peças importantes na reta final da temporada passada, como o atacante Erick, o volante Gabriel Baralhas e o lateral-esquerdo Ramon. Além deles, o goleiro Gabriel retornou de empréstimo do Sport.

A saída mais sentida foi a do zagueiro Lucas Halter, capitão em boa parte de 2025. Entretanto, Thiago Couto (goleiro), Maykon Jesus (lateral-esquerdo) Cáceres (lateral-direito), Willian Oliveira (volante), Ricardo Ryller (volante), Pepê (volante), Rúben Rodrigues (meia), Carlinhos (atacante) e Lucas Braga (atacante) também deixaram a equipe.

Provável escalação

As principais novidades em relação à equipe que foi derrotada para o Palmeiras por 5 x 1 na última rodada são Dudu e Renato Kayzer. Além deles, Jair Ventura relacionou Marinho e Lucas Arcanjo – o goleiro volta a figurar na lista depois de 108 dias afastado por uma lesão no ligamento colateral medial. De desfalques, Jamerson, Edu e Claudinho seguem fora

O Vitória deve ir a campo com: Gabriel; Nathan Mendes, Ricielli, Camutanga, Zé Marcos, Ramon; Gabriel Baralhas, Dudu; Erick, Aitor Cantalapiedra e Renato Kayzer (Fabri).

Sérgio Papellin, executivo de futebol do Vitória, e Marinho, novo atacante do Vitória

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING