Tricolor disputa apenas o Pernambucano no momento
Em meio a um começo de temporada cercado de críticas, o Santa Cruz acumula números que desenham o cenário de instabilidade em que se encontra. Apesar de ser o time com terceiro melhor ataque entre os clubes da Série C, tem a quinta pior defesa.
O Tricolor balançou a rede 15 vezes, sendo todos na disputa do Campeonato Pernambucano, onde tenta reverter desvantagem nas semifinais contra o Náutico. Apenas Maringá, em oito partidas, e a Ferroviária, em 10, ambos com 16 gols, estão à frente.
O artilheiro tricolor no ano é o atacante Quirino, com quatro gols anotados. Em seguida, Renato, Patrick Allan e Matheus Vinícius aparecem com dois tentos cada. A média de gols do time coral, que marcou em sete dos 10 jogos disputados no ano, é de 1,5 por partida.

Evelyn Victoria/SCFC
No entanto, chama atenção a distribuição dos gols do Santa Cruz. Apesar de puxar a fila da artilharia, Quirino, que saiu debaixo de vaias na derrota para o Náutico, na ida das semis do Estadual, só marcou em dois jogos – diante do Decisão, na estreia, e três vezes na goleada contra o Jaguar.
Abaixo, confira top-5 de gols marcados entre clubes da Série C:
- 1 – Maringá: 16 gols em 8 jogos
- 2 – Ferroviária: 16 gols em 10 jogos
- 3 – Santa Cruz: 15 gols em 10 jogos
- 4 – Ituano: 14 gols em 10 jogos
- 5 – Anápolis – 13 gols em 10 jogos
Ampliando o recorte para os demais clubes nordestinos presentes na disputa em 2026, Itabaiana e Maranhão aparecem em 6º e 7º lugar com 12 gols cada. Botafogo-PB, em 11º, e Confiança, em 13º, marcaram em 13 oportunidades. O Floresta figura no ‘Z-4’, com apenas 7 tentos.
E a defesa do Santa Cruz?
O Tricolor convive com a realidade de não conseguir se mostrar um time equilibrado. É a equipe nordestina da disputa mais vazada até o momento, com média de 1,0 gol tomado por jogo. Anápolis, com 16 sofridos, Ypiranga, com 12, Inter de Limeira, com 11, e Figueirense, com 10, levaram mais gols.
Entre os nordestinos, o Maranhão aparece logo em seguida, em 6º, com 9 gols levados. Botafogo-PB, Confiança e Floresta sofreram 6 tentos. Já o Itabaiana, representante da Região menos vazado, levou 4 gols.
Abaixo, confira top-5 de gols sofridos entre clubes da Série C:
- 1 – Anápolis: 16 gols sofridos em 10 jogos
- 2 – Ypiranga – 12 gols sofridos em 8 jogos
- 3 – Inter de Limeira – 11 gols sofridos em 10 jogos
- 4 – Figueirense – 10 gols sofridos em 9 jogos
- 5 – Santa Cruz – 10 gols sofridos em 10 jogos









0 comentários