Leão e Elefante fizeram jogo parelho no primeiro tempo, mas expulsões fizeram os potiguares se tornarem presas fáceis para goleada
Em um jogo muito movimentado nesta quarta-feira (20) no Barradão, o Vitória goleou o ABC por 6 x 2 pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Nordeste. Renato Kayzer, Renê e Osvaldo, todos eles marcando duas vezes, anotaram os gols do Leão da Barra. Para o ABC, Igor Bahia e Wallyson descontaram.
O jogo teve bastante reclamação dos potiguares contra a arbitragem. Primeiro no pênalti dado para o Colossal no primeiro tempo, em cima de Matheuzinho, onde Edson acabou expulso. Depois, no segundo tempo, o volante Geilson também tomou o vermelho em lance ríspido com Baralhas.
Com um a menos o ABC já teve dificuldade e viu o Vitória abrir 4 x 2. Com dois a menos, tomou mais dois gols e tem uma missão dificílima para reverter. Já o Vitória, apesar de um primeiro tempo oscilante, se fez valer da superioridade em campo, se impôs e colocou um pé na final da Copa do Nordeste.
Agora o ABC precisa vencer o Vitória por uma diferença de quatro gols para, pelo menos, levar a disputa para as penalidades. Um avanço alvinegro direto para a final só virá após uma goleada por cinco ou mais gols de diferença.
Um cenário improvável diante da superioridade do Leão da Barra, financeira e técnica. O jogo da volta acontecerá na próxima quarta-feira (27), às 21h30, na Arena das Dunas.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Próximo jogo do Vitória
O Rubro-negro volta a campo no sábado (23), quando receberá o Internacional no Barradão às 17h, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Próximo jogo do ABC
O Alvinegro terá seu próximo compromisso no domingo (24), em clássico contra o América-RN no Frasqueirão, às 16h. A partida é válida pela 8ª rodada do Grupo A8 da Série D.
Vitória x ABC
O primeiro tempo foi bastante movimentado, com alternâncias de domínio entre os dois times. O ABC começou melhor e abriu o placar rapidamente com Igor Bahia, de cabeça, mandando no canto de Lucas Arcanjo aos sete minutos.
O Vitória se recompôs e empatou aos 24, quando Erick fez a jogada e bateu para o gol, mas Renato Kayzer desviou no meio do caminho e mandou para as redes. O jogo seguiu lá e cá e o ABC foi quem voltou a marcar.
Aos 42, Wallyson cobrou falta e aproveitou a barreira mal montada do Rubro-negro. A bola desviou em Renato Kayzer e foi morrer no canto direito de Lucas Arcanjo, sem chances. Porém, o Colossal seguiu em cima e teve a chance numa penalidade em cima de Matheuzinho, derrubado por Edson após jogadaça que passou por três marcadores.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
O ABC reclamou bastante do pênalti. Com o auxílio do VAR, o árbitro Léo Simão Holanda retirou o cartão amarelo dado para Edson e o expulsou. De acordo com a regra vigente desde 2023, o cartão vermelho é dado em pênalti quando o infrator não tem chance nenhuma de disputar a bola e apenas para a jogada. Algo que, na visão da arbitragem, aconteceu. Na cobrança, Kayzer cobrou bem e empatou aos 56.
No segundo tempo, com um a mais, o Vitória se aproveitou rapidamente. E quem fez a diferença foi Renê, que havia acabado de entrar. Logo com um minuto e meio, ele virou o placar em bela cabeçada no canto. Depois, após passe de Kayzer, ampliou em chute no canto aos 13.
Depois disso, o ABC teve mais um expulso. Agora o volante Geilson, que levantou a sola da chuteira após cortar a bola e atingiu o joelho de Baralhas aos 21 minutos.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Com a vantagem no placar e também no número de atletas em campo, o Vitória se lançou ainda mais ao ataque para ampliar sua vantagem. E o gol veio aos 39. Martínez cruzou e Osvaldo mandou uma puxeta para marcar o quinto do Leão.
O “vovô” rubro-negro ainda teve tempo de marcar mais um, de pênalti, aos 47, deslocando bem o goleiro e dando números finais para a partida. Vitória fica com um pé na final da Copa do Nordeste 2026.
FICHA DO JOGO
Vitória 6
Lucas Arcanjo; Nathan Mendes (Ronald), Cacá, Luan Cândido e Ramon (Jamerson); Zé Vitor (Renê), Baralhas e Emmanuel Martínez; Erick (Diego Tarzia), Matheuzinho e Renato Kayzer (Osvaldo). Técnico: Jair Ventura.
ABC 2
Matheus Alves; Lucas Marques, Edson, Wellington Carvalho e Dudu Mandai; Jonathan (Rikelmi), Geilson, João Pedro (Lucas Souza) e Luiz Fernando; Wallyson (Randerson) e Igor Bahia (Bruno Leite). Técnico: Waguinho Dias.
Local: Estádio Barradão, em Salvador-BA.
Árbitro: Léo Simão Holanda (CE).
Assistentes: Eleuterio Felipe Marques Junior e Zaqueu Eleuterio Linhares (ambos CE).
VAR: Adriano Barros Carneiro (MA).
Gols: Renato Kayzer (24′ e 56’/1ºT), Renê (1′ e 13’/2ºT) e Osvaldo (39′ e 47’/2ºT) (VIT); Igor Bahia (7’/1ºT) e Wallyson (42’/1ºT) (ABC).
Cartões amarelos: Zé Vitor, Emmanuel Martínez e Cacá (VIT); Igor Bahia, Wallyson e Luiz Fernando (ABC).
Cartões vermelhos: Edson e Geilson (ABC).
Público: 15.867 torcedores
Renda: R$ 322.104,00.










0 comentários