No jogo após a classificação para a segunda fase da Libertadores, o Fortaleza contou com o apoio do seu torcedor, mas ficou apenas no empate diante do Juventude, pela oitava rodada da Série A.
- CBF detalha tabela do 2º turno da Série D; confira datas e locais dos jogos
- Blog de Cássio: O mata-mata da Libertadores, com o Fortaleza a caminho de La Plata
Após sair atrás no placar, no início da segunda etapa, o Tricolor do Pici chegou ao empate com um belíssimo chute de longa distância feito por Zé Welison para evitar a derrota.
Como fica?
Com o resultado, o Fortaleza deu continuidade ao seu jejum de vitórias e chegou apenas aos dois pontos ganhos em sete jogos disputados na Série A. Assim, o Leão segue como último colocado da divisão de elite do futebol nacional. O Juventude, por sua vez, tem agora sete pontos ganhos e abre a zona de rebaixamento da Primeira Divisão.
O próximo compromisso do Fortaleza pela Série A é o Clássico-Rei, diante do Ceará, na quarta-feira, às 20h30. O jogo é válido pela quarta rodada do Brasileirão e tinha sido adiado para que o Tricolor pudesse disputar os jogos da final do Estadual diante do Caucaia.
Fortaleza x Juventude
1º tempo: Fortaleza cerca, mas não marca
Em busca da primeira vitória na Série A, o Fortaleza mandou o seu time titular, que garantiu a classificação para as oitavas da Libertadores, a campo para pegar o Juventude. Porém, os gols que foram abundantes diante do Colo-Colo ficaram em falta na primeira etapa no Castelão.
Jogando em casa, o Leão do Pici conseguiu dominar a posse de bola e trabalhar bem no ataque, com boas movimentações pelos lados do campo, mas não teve poder de penetração na área para balançar as redes do goleiro César.
O Juventude, por sua vez, optou por esperar mais o Fortaleza na primeira etapa. Assim, o time comandado por Eduardo Baptista teve como ideia de jogo na primeira etapa a saída rápida no contra-ataque. Entretanto, os jaconeros abusaram dos erros de passe e não conseguiram chegar efetivamente à frente.
Dessa forma, o que se viu no primeiro tempo da Arena Castelão foram duas equipes que só conseguiram ameaçar os goleiros adversários em chutes de longa distância. Pelo lado tricolor, arriscaram Romero e Yago Pikachu, já pelos gaúchos, as tentativas foram realzadas por Yuri Lima e Chico.
2º tempo: Juventude cresce, mas Fortaleza briga pelo empate
Na volta do intervalo, o Juventude entrou em campo com uma postura diferente. Desde os primeiros minutos, o Jaconero passou a pressionar o Fortaleza no seu campo de defesa e logo criou duas boas chances, que foram defendidas por Marcelo Boeck.
Contudo, aos cinco minutos, o goleiro do Fortaleza não conseguiu intervir e o Juventude abriu o placar. Após boa jogada de Chico pela direita, a bola é alçada na área e Vítor Gabriel, que havia entrado no intervalo, se antecipou à defesa do Leão e cabeceou forte para as redes do Tricolor do Pici.
Mesmo à frente do placar, o Ju continuou apertando a saída de bola e buscando ampliar o marcador. O time gaúcho ainda teve chances com Pitta e Yuri Lima. Contudo, foi o Fortaleza quem chegou ao gol. Aos 19, após cobrança de falta, Zé Welison pegou o rebote da barreira e acerta um chutaço sem chances para o goleiro César.
Nos minutos seguintes ao gol, o Fortaleza tentou apertar a saída de bola do Juventude em busca de uma pressão empurrado pela torcida. Porém, o Leão pareceu sentir o desgaste da sequência de jogos e logo arrefeceu seu ímpeto ofensivo.
A última cartada de Vojvoda para buscar a virada foi a entrada do atacante Depietri na vaga de Landázuri, que foi acionado ao longo da partida para substituir Tinga, que sentiu desconforto muscular. Apesar de ter se tornado mais ofensivo nos minutos finais, o Tricolor não conseguiu ser efetivo e saiu de campo sem vencer na Série A mais uma vez.
Ficha do jogo
Fortaleza 1
Marcelo Boeck; Tinga (Landázuri) (Depietri), Ceballos e Marcelo Benevenuto; Yago Pikachu, Felipe, Zé Welison, Lucas Lima e Lucas Crispim (Juninho Capixaba); Moisés (Romarinho) e Silvio Romero (Robson). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Juventude 1
César; Rômulo (Thalisson Kelven), Vítor Mendes, Rafael Forster (Paulo Miranda) e William Matheus; Jean, Yuri Lima e Paulo Henrique (Paulinho Moccelin); Bruninho (Vítor Gabriel), Chico e Pitta (Ricardo Bueno). Técnico: Eduardo Baptista.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Bruno Raphael Pires
Gols: Vítor Gabriel aos 5/2ºT (Juventude); Zé Welison aos 18/2ºT (Fortaleza)
Cartões amarelos: Romarinho (Fortaleza); Yuri Lima, Paulo Henrique, Chico (Juventude)
Público: 22.466 torcedores
Renda: R$ 175.115,00
0 comentários