Leão segue vivo. Na tarde deste domingo, diante de mais de 22 mil torcedores no Barradão, o Vitória superou uma expulsão, venceu o Figueirense por 1 a 0 e vai buscar o acesso na última rodada da Série C. O gol rubro-negro foi marcado pelo atacante colombiano Santiago Trellez, ainda no primeiro tempo.
Com os três pontos, o Vitória alcançou a vice-liderança do Grupo B e agora depende das próprias forças para retornar à Série B. No próximo sábado, o Leão faz duelo decisivo contra o já eliminado Paysandu, em Belém, precisando apenas se garantir no G-2.
No mesmo dia, às 17h, o Figueira recebe o recém-promovido ABC, em Santa Catarina. Para garantir o acesso, vai precisar vencer e torcer por uma derrota do Rubro-Negro.
1º tempo – Vitória insiste, marca e controla confronto
Empurrado por sua torcida, o Vitória buscou, desde o início, aproveitar o apoio das arquibancadas para se impor dentro de campo. E não demorou para assustar. Logo aos 4 minutos, Rafinha, de volta ao time recuperado de lesão, recebeu boa bola na área e bateu firme para o gol, parando no goleiro Wilson.
E assim seguiu o confronto: com o Leão em cima, dono da passe, enquanto o Figueira se defendia e apostava nos contra-ataques. Aos 17, então, a equipe rubro-negra assustou mais uma vez. De fora da área, o meia Gabriel Honório arriscou com consciência e viu a bola passar rente à trave.
Mas o Figueirense logo respondeu. Com o camisa 9 Tito, duas vezes, aos 25 e aos 26. Na primeira, tirou demais e viu a bola não entrar por muito pouco. Na segunda chance, parou em uma linda defesa de Dalton, que manteve o Leão no jogo. O ‘calor’ do time catarinense, no entanto, durou pouco. Já o Rubro-Negro, quando chegou novamente, foi fatal.
Aos 36, Trellez subiu alto, ganhou de cabeça e correu para a área. De lá, viu Rafinha fazer grande jogada e devolver o presente: livre, o colombiano só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol para abrir o placar no Barradão, que explodiu em festa. Vitória na frente e vantagem controlada na reta final da primeira etapa.
2º tempo – Leão volta fulminante, mas sofre com expulsão
O confronto voltou animado para o segundo tempo. Em um jogo bastante aberto, com muitos espaços, o Vitória seguia mais perigoso. Do outro lado, o Figueirense tentava se reencontrar, mas já não mostrava a mesma pegada no meio de campo. Situação que a equipe rubro-negra aproveitou. Em 8 minutos, por exemplo, o Leão já havia chegado com perigo – e facilidade – duas vezes. Mas Wilson impediu.
Aos 12, os catarinenses responderam. Jean Silva ajeitou a bola para Gustavo Henrique, que gira bonito, mas finalizou por cima da meta de Dalton. As investidas do Figueira, contudo, eram isoladas. O que as tornaram frequentes foi a expulsão do lateral-esquerdo rubro-negro Sanchez, após acertar adversário com uma cotovelada.
Com um a menos, o Leão passou a ser incomodado. E virou ataque contra defesa. Dois escanteios seguidos, bolas alçadas na área e zagueiro salvando em cima da linha. Esse foi o panorama do confronto a partir dos 20 minutos da segunda etapa. Dalton, bastante acionado, mostrou segurança e soube ganhar tempo em momentos decisivos da partida.
Debaixo de chuva, o confronto seguiu concentrado no campo de defesa do Leão. Com o apoio da torcida, que não parou de cantar, a equipe rubro-negra correu dobrado, conseguiu segurar o importante resultado e se manteve vivo na competição.
Ficha técnica
Vitória 1
Dalton; Alemão, Alan Santos, Marco Antônio e Sanchez; Léo Gomes, Gabriel Honório (Luidy), Dionísio (João Pedro) e Eduardo; Rafinha (Bolt) e Trellez. Técnico: João Burse.
Figueirense 0
Wilson; Muriel (Natan Masiero), Fernando, Kadu (Maurício) e Zé Mário; Moacir (Robinho), Oberdan e Léo Artur; Andrew (John Cley), Jean Silva e Tito (Gustavo Henrique). Técnico: Júnior Rocha.
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Horário: 16h
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Daniel do Espírito Santo (RJ) e Rafael Sepeda de Souza (RJ)
Gols: Trellez (36’/1T, VIT)
Cartões amarelos: Oberdan (FIG), Eduardo (VIT), Dalton (VIT), Trellez (VIT), Alan Santos (VIT), Tito (FIG), Léo Artur (FIG), Jhon Cley (FIG), Zé Mário (FIG)
Cartão vermelho: Sanchez (VIT)









0 comentários