É verdade que empatar por 1 a 1 com o Vasco no último domingo foi um balde de água fria para o Sport, que agora tem apenas 8,6% de chance de conquistar o acesso à Série A, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. O Leão, porém, se apega a algumas reviravoltas, uma delas conquistada pelo próprio clube em 2011.
Em toda a Série B de pontos corridos, vigente desde 2006, o G-4 que finalizou a 35ª rodada foi praticamente o mesmo que terminou a competição em quase todas as edições. As exceções são 2011, 2013 e 2014. Nessas três temporadas citadas, um clube conseguiu entrar no grupo dos quatro melhores nas últimas três rodadas.
Em 2011, ano da reviravolta conquistada pelo Rubro-Negro, o Sport estava na 7ª colocação e com 52 pontos. O Leão tinha três a menos que o Bragantino, que ocupava a 4ª posição e somava 55. No entanto, nos últimos três duelos, o time pernambucano venceu todos, contou com uma combinação de resultados e terminou em 4º com 61 pontos.

Para atingir esta pontuação naquela temporada, o Sport precisou vencer todos os últimos três jogos, além de contar com tropeços dos rivais – alguns inesperados, vide uma derrota de virada do Vitória na reta final, na 37ª rodada. O Bragantino, que fechava o G-4 ao término da 35ª rodada, conseguiu somar apenas mais três pontos, terminando em 6º.
Fazendo um comparativo de 2011 com a atual campanha do Sport, é possível encontrar algumas semelhanças. Uma delas está na distância para o 4º colocado. Com 53 pontos, o Rubro-Negro ocupa a 5ª posição, tendo três a menos que o Vasco, que tem 56 e fecha o grupo dos quatro melhores.

Nas últimas três rodadas, o Sport encara o Londrina (fora de casa), Operário (em casa) e Vila Nova (fora de casa). O Vasco, por sua vez, tem dois confrontos em sequência em São Januário: Criciúma e Sampaio Corrêa. Por fim, encerra sua participação na Série B contra o Ituano, fora de casa.
Além de ter três pontos a menos que o Vasco, o Sport também leva desvantagem no número de vitórias (15×14 para os vascaínos) e no saldo de gols, onde os cariocas estão consideravelmente na frente: 11×3 para o Cruz-Maltino.
Assim, faltando apenas três rodadas, provavelmente o Sport tende a não conseguir tirar o saldo de gols do Vasco. Portanto, além de fazer a sua parte que é vencer os jogos, terá que torcer por tropeços do clube carioca.
Os dois times voltam a campo neste sábado e no mesmo horário: 16h30. Enquanto o Sport visita o Londrina, o Vasco recebe o Criciúma.
Outras reviravoltas na Série B
Além da reviravolta do Sport em 2011, mais dois clubes conseguiram. Em 2013, o Figueirense somava 55 pontos ao término da 35ª rodada e ocupava a 6ª colocação, tendo um a menos que o Icasa, que era o 4º. Ao fim da competição, porém, o time catarinense conseguiu ultrapassar o clube cearense e conquistou o acesso à Série A.
O terceiro e último caso de reviravolta aconteceu em 2014. Naquela edição, o Avaí, que somava 53 pontos e era o 7º ao fim da 35ª rodada, conseguiu ultrapassar o Ceará, que fechava o G-4 a três rodadas do fim da Série B.
de 2015 até 2021, porém, o G-4 que finalizou a 35ª rodada foi o mesmo que terminou a competição – e consequentemente subiu de divisão.

Jogos finais de Sport e Vasco
36ª rodada
- Londrina x Sport
- Vasco x Criciúma
37ª rodada
- Sport x Operário
- Vasco x Sampaio Corrêa
38ª rodada
- Vila Nova x Sport
- Ituano x Vasco










0 comentários