publicidade

Com apenas sete clubes, entenda como fica o Piauiense após a desistência do Ferroviário

Piauiense, PI, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 27 de dezembro de 2022

Tricolor anunciou saída do torneio nesta segunda-feira

Depois do anúncio da desistência do Ferroviário-PI, o Campeonato Piauiense terá outra cara em 2023. Sem o time de Parnaíba, o Estadual vai acontecer com apenas sete equipes, sem nenhum time assumindo a vaga do Tricolor, que subiu na última temporada.

Fluminense-PI eliminou o 4 de Julho e está na final do Piauiense
Flu é o atual campeão do Piauiense – Aldo Carvalho/Fluminense

O Piauiense sem o Ferroviário

Alegando falta de recursos para a disputa do campeonato, o Ferrão abdicou da participação que marcaria o seu retorno à elite após décadas. Assim, o time não será substituído e a disputa acontece entre 4 de Julho, Altos, Comercial, Corisabbá, Fluminense, Parnahyba e River.

O modelo de disputa será alterado, mas manterá a mesma lógica de jogos com turno e returno na 1ª fase. Mas ao invés de 14 rodadas, isso significará apenas 12 jogos ao longo da etapa inicial da disputa. As rodadas deixam de ter quatro para ter três jogos e um time folgando.


A rodada de estreia, por exemplo, não terá jogo do River, que enfrentaria o Ferroviário na noite do dia 11 de janeiro. O calendário do torneio também será mantido, com a competição tendo início em 7 de janeiro e se estendendo até o mês de abril.

Outra mudança deve acontecer quanto ao rebaixamento. Com o atual vice-campeão da 2ª Divisão fora da disputa, o rebaixamento deve envolver apenas o lanterna do campeonato, com dois acessos regulares para os times da Segundona deste ano.

Comemoração do Altos, após eliminar o Sport na Copa do Brasil
Na Série C, Altos é um dos favoritos no Estadual – Luís Júnior/AAA

A situação do Ferroviário-PI

O principal motivo da desistência do Ferroviário foi a falta de apoio financeiro. O clube anunciou a saída nesta segunda, pelo presidente Rodney Spindola. A equipe já tinha iniciado a preparação para o Estadual, mas desfez o elenco por não ter como honrar os compromissos.

Desta forma, o Ferroviário-PI sofrerá punições dentro do regulamento da competição. A principal delas é o pagamento da multa de R$ 50 mil. O valor será rateado entre as equipes. Caso não haja pagamento, sanções administrativas podem ser aplicadas ao clube.

Na sequência, o processo será levado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI). A partir daí, o Ferroviário poderá até ser suspenso por até dois anos de competições realizadas pela FFP.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING