As duas equipes voltam a se enfrentar no Arruda nesta quarta-feira, pela Copa do Nordeste
Uma década atrás e quanta diferença. Foi no dia 13 de julho de 2013 que Santa Cruz x Fortaleza se cruzaram pela última vez no estádio do Arruda. Naquela altura, diante de um público de 26.252 pessoas, as duas equipes se encontraram pela 4ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Dez anos depois, mas num cenário completamente diferente, os tricolores voltam a se enfrentar no mesmo palco, desta vez num jogo decisivo pela Copa do Nordeste.
No duelo de uma década atrás, Assisinho abriu o placar para o Tricolor do Pici aos 21 minutos. Raul, duas vezes, aos 45 do primeiro tempo e aos 33 do segundo, virou para o Santa Cruz e garantiu a vitória que tirou a invencibilidade do Fortaleza naquela Série C.
O Santa Cruz, comandado por Sandro Barbosa, foi escalado com: Tiago Cardoso; Nininho, Leandro Souza, Renan Fonseca e Tiago Costa (Renatinho); Tozo, Luciano Sorriso, Raul e Júnior Xuxa (Ramirez); Flávio Caça-rato (Natan) e Dênis Marques.
O Fortaleza, do técnico Hélio dos Anjos, foi a campo com: João Carlos; Léo Rodrigues, Fabrício, Charles e Marinho Donizete; Jailton (Erivelton), Esley, Jackson Caucaia e Guaru (Lúcio); Ruan (Jaílson) e Assisinho.
O Tricolor pernambucano, vencedor do duelo (2 a 1), sagraria-se campeão nacional pela primeira vez, enquanto o clube cearense amargaria mais um ano na divisão que ocupou até 2017. Vale lembrar que, um mês antes, o Fortaleza eliminou o Santa também de virada, no próprio Arruda, pelo Nordestão (2 a 1, com gol de Assisinho aos 46 da etapa final).
De lá para cá, não é novidade, muita coisa mudou para o Santa Cruz x Fortaleza desta quarta-feira. O Mais Querido, que chegou à Série A em 2016 – mesmo ano em que conquistou a Copa do Nordeste -, regressou todas as casas e atualmente ocupa a Série D nacional. O Fortaleza, após oito anos na Série C (entre 2010 e 2017), conquistou títulos como a Série B, a Copa do Nordeste (duas vezes) e esteve presente nas duas últimas Libertadores (2022 e 2023).
Na noite desta quarta-feira, o Fortaleza, já classificado às quartas de final da Copa do Nordeste joga por uma vitória para tentar ultrapassar o Sport e terminar como líder do Grupo A – veja o cenário da chave. No Grupo B – confira o detalhes -, o Santa Cruz precisa vencer e torcer por tropeços do Náutico ou Sergipe para avançar.
Histórico Santa Cruz x Fortaleza
No histórico entre Santa Cruz x Fortaleza, o Tricolor cearense tem ampla vantagem. De acordo com estatísticas publicadas no site Ogol, em 34 jogos, o Fortaleza venceu 16 duelos, enquanto o Santa Cruz dez. Outros oito jogos terminaram empatados. No último encontro entre as equipes, entretanto, em 23 de março de 2021, o Santa Cruz foi ao Castelão e venceu o rival por 1 a 0.
0 comentários