conecte-se conosco

PESanta CruzÚltimas

Linha do Tempo: O passo a passo na luta pela reforma do Estatuto do Santa Cruz

Publicados

em

Julho de 2018
O alicerce: Criação do regimento interno do Conselho Deliberativo

Foram definidos os direitos e deveres dos conselheiros do Santa Cruz, assim como as tarefas e a criação das comissões internas, com a devida análise e aprovação dos conselheiros presentes.

Agosto de 2018
O primeiro passo: A comissão de reforma

Criação da Comissão de Reforma do Estatuto, pautada no Conselho, com abertura para quem quisesse participar do processo de construção do texto (minuta) de modernização do documento que determina o regimento do clube. Entre as principais premissas, a adequação às normas determinadas pelo Profut, necessárias para o refinanciamento de dívidas fiscais do Santa Cruz.

Eram cinco cadeiras disponíveis, mas apenas quatro conselheiros se candidataram além de Diogo Melo, presidente da comissão: Mário Godoy, João Caixero e Alexandre Venâncio. Eduardo Lins, Fred Dias, Esequias Pierre e Marino Abreu foram convidados como membros extraoficiais, com apoio de ideias e organização, embora não tivesse direito a voto, uma vez que já fazia parte como membro da comissão jurídica do Conselho.

12 de novembro de 2018
Exemplo a seguir

Palestra do ex-presidente do Bahia Marcelo Sant’Ana, como convidado ao Conselho Deliberativo em reunião que foi aberta aos sócios. Marcelo foi um dos expoentes que encabeçou o processo de redemocratização do Tricolor de Aço, em 2013, se tornando o primeiro gestor do clube desde a reforma estatutária. Em pauta, as dificuldades enfrentadas para a implementação das alterações do regimento do Bahia e os benefícios gerados posteriormente.

Foto: Divulgação/Santa Cruz/Twitter

10 de dezembro de 2018
A primeira interferência

Ofício enviado pelo presidente executivo, Constantino Júnior, e protocolado no dia 27 do mesmo mês, para inclusão de novos participantes na comissão de reforma: Antônio Luiz Neto, Ricardo de Paula, Jomar Rocha, Carlos Semeão e Rodolfo Aguiar. No entanto, posteriormente com a saída de Diogo Melo, apenas foi incluído o nome de Paulo Borba, então vice-presidente do Conselho Deliberativo.

Ofício expedido por Constantino Júnior ao Conselho (Reprodução/IPC/Twitter)

19 de junho de 2019
Renúncia de Diogo Melo

Apresentando uma carta de renúncia, o primeiro presidente da Comissão de Reforma, Diogo Melo, deixou o cargo acusando interferência direta de líderes políticos do clube contra a reforma, minando as mudanças, entre eles o próprio Constantino Júnior, redator do ofício de dezembro (acima). Em anexo à carta, Diogo apresentou também ofícios onde convida órgãos como o Conselho de Administração, a Comissão Patrimonial e a Comissão Fiscal, mas nenhum houve resposta até a interferência de dezembro.

6 de julho de 2019
Constantino Júnior nega interferência no processo

“Eu pedi inserção nada, eu direcionei um documento que foi da reunião do Conselho de Administração. Não vou discutir assuntos internos aqui fora. A comissão foi formada e foi mantida. Eu simplesmente passei um documento para o Conselho Deliberativo, até porque entendo como órgão competente para isso. Passei o documento do Conselho de Administração para o Conselho Deliberativo. Então, nada de interferência. Se houvesse interferência não tinha tido a reunião do Conselho”, rebateu Tininho, em entrevista à Folha de PE.

24 de Setembro de 2019
Mario Godoy assume a Comissão de Reforma

Entrada mais ativa dos Movimentos IPC e Pró-Santa, que além de acrescentar ideias à comissão de reforma do estatuto, iniciou o trabalho de coleta de assinaturas de sócios para a convocação da Assembleia Geral Extraordinária, órgão máximo do clube e superior em hierarquia ao Conselho Deliberativo.

30 de setembro de 2019
IPC é ouvido formalmente no Conselho

Apresentação de novas propostas à minuta ao Conselho Deliberativo, pela primeira vez o líder do IPC, Johnny Guimarães, ganha voz no Deliberativo para apresentar as pautas propostas pelo grupo, que posteriormente seriam acrescentadas em parte pela comissão.

19 de outubro de 2019
Reunião aberta à torcida

Num sábado, houve uma reunião de torcedores para exibição de proposta de reforma da comissão e ouvidoria da torcida. Comandados pelo então presidente do Deliberativo, Alírio Moraes, cerca de cem pessoas se reuniram para opinar e debater pontos fundamentais de queixas da torcida.

7 de novembro de 2019
Entrevista ao 45 Minutos

Episódio especial do Podcast 45 Minutos recebeu os membros da comissão de reforma, que apresentaram as propostas e os argumentos para a mudança do Estatuto

13 de dezembro de 2019
O ‘golpe’ da ‘contrarreforma’

Um novo modelo, elaborado por membros do Conselho de Administração, foi apresentado às vésperas da votação do texto elaborado pela Comissão de Reforma no Conselho Deliberativo. O texto de ‘contrarreforma’, foi visto como uma manobra de ‘golpe’ para desmobilizar as mudanças propostas, assinados por Antônio Luiz Neto, Ricardo de Paula, Jomar Rocha, Rodolfo Aguiar, João Caixero, Tônico Araújo, Aprígio de Carvalho e Carlos Simeão – Constantino Júnior não assinou o campo reservado para seu nome. A proposta trazia uma nova minuta de “renovação” do estatuto, que seria substitutiva à elaborada pela comissão de reforma e dos movimentos.

Na ocasião, o então presidente do Conselho, Alírio Moraes, criticou a manobra. “A gente não vê com muita simpatia, (…) até entendo a preocupação de Antônio Luiz Neto, que também é um homem do direito e um ex-presidente campeão do clube, já com o nome dele construído na história do Santa Cruz. Agora, a gente tem pautado o nosso passo a passo dentro da legalidade e do que as normas nos permite”, declarou à época ao Jornal do Commercio.

Programa diário de análise das informações debateu a manobra realizada pelo grupo do Conselho Administrativo

17 de dezembro de 2019
Reuniões adiadas por ‘falta de segurança’

O embate levou torcedores e torcedoras a protestar na porta do clube, na primeira das três reuniões que foram agendadas pelo Conselho Deliberativo para a votação da reforma. Às portas fechadas, a reunião foi ‘acalorada’ e com trocas de acusações pelos grupos pró e contra a reforma. Do lado de fora, uma dúzia de viaturas da polícia foi utilizada para intimidar a torcida presente.

26 de janeiro de 2020
IPC alcança meta de assinaturas para convocação da AGE

Após um mês de coleta das assinaturas junto aos associados adimplentes do clube, o Movimento Intervenção Popular Coral conseguiu superar a meta mínima de 20% do quadro associativo com as obrigações em dia, previsto pelo Estatuto atual do clube como requisito para Assembleia Geral Extraordinária.

21 de fevereiro de 2020
Publicação da lista de sócios atualizada

Depois de embate judicial movido pelo IPC contra o Santa Cruz, a Justiça determinou que o clube informasse publicamente o quadro associativo adimplente que teria direito a participar das eleições – uma vez que o Estatuto veta o direito de voto em adesão menor que o período de 12 meses. Foram 1.367 nomes divulgados entre as categorias com direito a voto dos torcedores em dia com as obrigações no clube.

9 de março de 2020
Santa Cruz valida assinaturas recolhidas pelo IPC

O Santa Cruz apresentou no processo, de forma voluntária, a confirmação de que as assinaturas recolhidas pelo IPC faziam jus ao direito de convocar a Assembleia Geral Extraordinária. Dessas, 919 foram reconhecidas como válidas no quadro de sócios do clube, porém número ainda além do mínimo necessário para a convocação.

12 de março de 2020
Mais um golpe: ex-presidentes vão à Justiça para impedir AGE

Petição liminar movida por ex-presidentes, como Antônio Luiz Neto, Edelson Barbosa, Edson Nogueira e Romerito Jatobá, entre outros, impede a realização da Assembleia Geral Extraordinária do Santa Cruz. O grupo IPC recorreu da decisão, porém ainda não houve o julgamento pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Confira a íntegra da liminar

16 de março de 2020
AGE é adiada por conta da pandemia

No dia 22 de março seria, enfim, realizada a Assembleia Geral Extraordinária para que os sócios votassem a favor da reforma estatutária, porém além da liminar, a pandemia de covid-19 levou o Governo de Pernambuco a publicar o decreto de distanciamento social. Entre as principais restrições, de comércio a escolas, também foram inclusas reuniões e eventos.

Cassio Zirpoli opina sobre a necessidade de reformar o Estatuto do Santa Cruz

1 de outubro de 2020
Conselho ‘amplia’ mandatos até julho de 2021

Em mais uma manobra de lideranças políticas internas, o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Borba (assumiu o cargo depois que Alírio Moraes passou a integrar o corpo jurista do Tribunal de Justiça Desportiva-PE), anunciou em reunião aos conselheiros que os mandatos seriam estendidos até o mês de julho do ano seguinte. A decisão vertical não deixava espaço para deliberação…

7 de outubro de 2020
Justiça veta manobra do Conselho

… a grita foi enorme nas redes sociais, com torcedores acusando tentativa de golpe para continuidade da gestão, que por sua vez alegava preocupação com a disputa pelo acesso na Série C – o campeonato está previsto para encerrar em fevereiro de 2021. Depois de ingressar na Justiça, o advogado André Frutuoso, que posteriormente seria lançado candidato pela chapa Pró-Santa, recebeu parecer favorável.

19 de outubro de 2020
Santa Cruz convoca eleições para dezembro

Cumprindo a decisão judicial, sem recorrer, o Santa Cruz convocou a Assembleia Geral Ordinária para o dia 14 de dezembro, seguindo o que rege o Estatuto atual do clube. Com as dificuldades de viabilizar a reforma através da AGE, o Movimento IPC caminhou para integrar a política partidária do clube e em apoio à chapa Pró-Santa (oposição), ganhou a incumbência de reunir os conselheiros sob a promessa de que o procedimento de reforma do Estatuto seja o primeiro ato em caso de vitória nas urnas.

1 comentário

1 comentário

  1. Valter

    3 de novembro de 2020 a 15:46

    Sou torcedor do Bahia, e que matéria massa, com toda certeza vai ser referência não só para o nordeste, mas para todo o Brasil. Também será fonte de muitos artigos. Parabéns pelo detalhamento da reforma do estatuto do Santinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados