Começamos o NE45 com uma missão difícil, mas daquelas que a turma está acostumada a abraçar. Listas, enquetes, “Escolhe ou Morre” são tradição na história do Podcast 45 e nesse novo espaço não seria diferente. E como primeiro trabalho por aqui, vamos escalar a seleção da Série A do Campeonato Brasileiro levando em conta apenas os quatro times do Nordeste. Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport disputando 12 posições.
Algumas escolhas foram fáceis. Seja por uma disparidade grande como é o caso de Vinícius como meia, seja por uma concorrência fraca como é a situação de Bruno Pacheco na lateral esquerda. Das 12 vagas, escolhi quatro jogadores do Ceará, quatro do Sport e três do Fortaleza, além do técnico rubro-negro. O Bahia, que faz a Série A mais turbulenta dos quatro até aqui não teve nenhum representante. Gilberto até chegou perto, mas acabou ficando de fora.
Pelas peças que selecionei, o esquema escolhido foi o 4-5-1, com o meio de campo escalado com dois volantes mais marcadores, dois que auxiliam bem na defesa e no ataque e um meia mais criativo e definidor. No ataque, nada de camisa 9 fixo, mas muito mais pela falta dessa peça do que por qualquer outra coisa.
Goleiro

Só dois goleiros poderiam ficar com essa vaga. Luan Polli ou Felipe Alves. Escolhi pelo rubro-negro por ter sido mais acionado. Foi importante em diversos jogos da surpreendente campanha do Leão.
Lateral-direito

É um dos principais jogadores do Sport. Importantíssimo no ataque – como sempre – e também no momento defensivo. Além disso, é o grande líder da equipe.
Zagueiros

Tem uma carreira já marcada por grandes clubes, mas vive no Fortaleza talvez o seu melhor momento técnico. É duro quando tem que ser e consegue jogar no estilo que Rogério Ceni também.

Aqui foi a minha primeira grande dúvida. Pensei em Iago Maidana, também do Sport, mas vi a cria da base do Sport mais seguro durante todo o campeonato. Maidana ainda deu alguns vacilos no começo da Série A.
Lateral-esquerdo

Uma das escolhas mais fáceis. Bruno é o melhor lateral-esquerdo entre os nordestinos pelo que faz em campo e pela falta de concorrência em Sport, Fortaleza e Bahia.
Volantes

É o coração do time cearense. Boa parte das jogadas do time passam por ele e quase sempre com qualidade na distribuição de jogadas.

Cada vez mais jogador. Tá ainda melhor do que no ano passado, quando fez uma ótima Série B pelo Sport. Segue se multiplicando em campo e não poderia deixar de estar aqui.
Meias

Começou de forma irregular e sem ser tão utilizado por Daniel Paulista, mas virou peça chave no time de Jair Ventura. Forte na marcação, dificilmente perde uma dividida e ajuda muito na criação do time.

É um faz tudo no esquema de Guto Ferreira no Ceará. Conduz o time e não aparece tanto quanto Vina, mas tem a mesma importância que o artilheiro do time.

Tem sido o melhor jogador desse time. Decisivo em diversas partidas na Série A com assistências e gols. Destoa dos demais concorrentes com muita folga.
Atacante

Aqui talvez tenha sido a escolha mais difícil. Sport e Ceará não contam com centroavantes de qualidade. O Fortaleza tem Wellington Paulista, que não me agrada muito. Gosto de Gilberto, do Bahia, mas não fez grandes jogos. Ainda o cogitei pela importância dos gols marcados, mas optei por Deivid, que joga mais pelos lados, mas pode fazer essa função e tem sido importante para o Fortaleza.
Treinador

Disputou minha preferência com Rogério Ceni, mas por ter feito o que fez com MUITO menos, ganhou a vaga para comandar esse time. Em tempo, Rogério é o melhor treinador dos quatro clubes nordestinos na Série A, mas nesse recorte fiquei com Jair.
0 comentários