Restam apenas quatro jogos para encerrar a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro 2020, na edição de estreia do modelo de oito grupos para os 64 times, com ao menos 14 datas para todos. Para os nordestinos, o cenário até aqui não poderia ser melhor. Das 14 vagas para a próxima fase que os clubes do Nordeste poderiam alcançar – sendo oito delas já garantidas – 13 estão ocupadas, onde apenas o Jacyobá-AL é o único entre os 20 representantes já sem chances de classificação.
Grupo 2
O bom momento do futebol nordestino na Série D tem como base a disputa no Grupo 2, com Altos, River, Moto Club e Juventude Samas ocupando o G4. A CBF repetiu a escolha regional de integrar os clubes de Maranhão e Piauí contra equipes da Região Norte – critério que apartou os dois estados dos demais do Nordeste no futebol por décadas.
O Altos é o único já classificado, com 24 pontos, porém luta para manter a liderança da chave para a próxima fase. Moto Club (18), Juventude Samas (17) e River (17) têm vantagem confortável para os demais adversários, sendo o São Raimundo-RR o mais próximo, cinco pontos atrás.
Grupo 3
Mesmo sem ter ainda uma equipe já classificada ou eliminada, o Grupo 3 também está perto de ter definidas as suas vagas, sendo três delas já no próximo fim de semana. Líder com 21 pontos, o América-RN é o que está mais perto de garantir a vaga na próxima fase, tendo uma boa distância de 11 pontos à frente do quinto colocado, o Afogados, adversário da próxima rodada.
Logo atrás, com 19 pontos o campeão pernambucano Salgueiro também pode garantir vaga na próxima rodada, caso vença o Globo no Barrettão. Com 17, o Floresta também tem uma condição favorável, porém terá um duro confronto direto com o Campinense na próxima rodada, clube que fecha o G4 atual.
Afogados e Globo, que tiveram uma boa largada na competição mas perderam força, brigam para voltar ao G4, com vantagem para os pernambucanos que têm uma vitória a mais que o rival. Já Atlético-PB e Guarany de Sobral não conseguiram uma regularidade no campeonato, porém ainda podem surpreender caso emendem uma boa sequência nos quatro jogos restantes.
Grupo 4
Com boa folga, o líder ABC também pode confirmar o favoritismo do Grupo 4 e avançar de fase, porém terá pela frente o desafio de segurar o Central, 3º com 16 pontos , único invicto além do Novorizontino dentre todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Depois de um começo lento, cheio de empates, a Patativa emendou uma boa sequência de três vitórias e entrou no G4.
Completam as vagas o Itabaiana, 2º colocado com 17, e o Vitória da Conquista, o 4º com 14 pontos e mais ameaçado até aqui. Coruripe e Potiguar brigam por vagas ainda, e até o Freipaulistano, comente com 6 pontos, mas com chances remotas de combinações de resultados e se valendo do fato de enfrentar três jogos contra rivais diretos pela frente. O Jacyobá é o único que já está eliminado.
Grupo 6
Também deslocados dos dois grupos que centralizam a maior parte das equipes da região, Atlético-BA e Bahia de Feira duelam pelo Grupo 6 com boas chances de classificação. O Atlético-BA, inclusive, figura dentro do G4, na 3ª posição com 18 pontos, cinco à frente do Tupynambás, primeiro fora do G4. Duas outras vagas da chave estão praticamente definidas, com Gama classificado e Brasiliense muito perto da confirmação.
Na 6ª colocação com 11 pontos, o Bahia de Feira está a três pontos do primeiro clube no G4, a Caldense. Terá na próxima rodada uma boa oportunidade de se aproximar da briga, contra o Palmas, que sequer pontuou nas dez primeiras partidas.
Fala pessoal, só faltou comentar dos baianos no grupo 6. Totalizando em 14 vagas em disputa para os nordestinos. No mais, na torcida pela patativa!
Devidamente corrigida. Muito obrigado pela correção.