conecte-se conosco
Taça da Série D do Campeonato Brasileiro Taça da Série D do Campeonato Brasileiro

ALAmérica-RNBACEMAPBPEPIRNSESérie DÚltimas

Série D: A quatro jogos do fim da 1ª fase, briga esquenta para o Nordeste

Publicados

em

Restam apenas quatro jogos para encerrar a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro 2020, na edição de estreia do modelo de oito grupos para os 64 times, com ao menos 14 datas para todos. Para os nordestinos, o cenário até aqui não poderia ser melhor. Das 14 vagas para a próxima fase que os clubes do Nordeste poderiam alcançar – sendo oito delas já garantidas – 13 estão ocupadas, onde apenas o Jacyobá-AL é o único entre os 20 representantes já sem chances de classificação.

Grupo 2

O bom momento do futebol nordestino na Série D tem como base a disputa no Grupo 2, com Altos, River, Moto Club e Juventude Samas ocupando o G4. A CBF repetiu a escolha regional de integrar os clubes de Maranhão e Piauí contra equipes da Região Norte – critério que apartou os dois estados dos demais do Nordeste no futebol por décadas.

O Altos é o único já classificado, com 24 pontos, porém luta para manter a liderança da chave para a próxima fase. Moto Club (18), Juventude Samas (17) e River (17) têm vantagem confortável para os demais adversários, sendo o São Raimundo-RR o mais próximo, cinco pontos atrás.

Grupo 3

Mesmo sem ter ainda uma equipe já classificada ou eliminada, o Grupo 3 também está perto de ter definidas as suas vagas, sendo três delas já no próximo fim de semana. Líder com 21 pontos, o América-RN é o que está mais perto de garantir a vaga na próxima fase, tendo uma boa distância de 11 pontos à frente do quinto colocado, o Afogados, adversário da próxima rodada.

Logo atrás, com 19 pontos o campeão pernambucano Salgueiro também pode garantir vaga na próxima rodada, caso vença o Globo no Barrettão. Com 17, o Floresta também tem uma condição favorável, porém terá um duro confronto direto com o Campinense na próxima rodada, clube que fecha o G4 atual.

Afogados e Globo, que tiveram uma boa largada na competição mas perderam força, brigam para voltar ao G4, com vantagem para os pernambucanos que têm uma vitória a mais que o rival. Já Atlético-PB e Guarany de Sobral não conseguiram uma regularidade no campeonato, porém ainda podem surpreender caso emendem uma boa sequência nos quatro jogos restantes.

Grupo 4

Com boa folga, o líder ABC também pode confirmar o favoritismo do Grupo 4 e avançar de fase, porém terá pela frente o desafio de segurar o Central, 3º com 16 pontos , único invicto além do Novorizontino dentre todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Depois de um começo lento, cheio de empates, a Patativa emendou uma boa sequência de três vitórias e entrou no G4.

Completam as vagas o Itabaiana, 2º colocado com 17, e o Vitória da Conquista, o 4º com 14 pontos e mais ameaçado até aqui. Coruripe e Potiguar brigam por vagas ainda, e até o Freipaulistano, comente com 6 pontos, mas com chances remotas de combinações de resultados e se valendo do fato de enfrentar três jogos contra rivais diretos pela frente. O Jacyobá é o único que já está eliminado.

Grupo 6

Também deslocados dos dois grupos que centralizam a maior parte das equipes da região, Atlético-BA e Bahia de Feira duelam pelo Grupo 6 com boas chances de classificação. O Atlético-BA, inclusive, figura dentro do G4, na 3ª posição com 18 pontos, cinco à frente do Tupynambás, primeiro fora do G4. Duas outras vagas da chave estão praticamente definidas, com Gama classificado e Brasiliense muito perto da confirmação.

Na 6ª colocação com 11 pontos, o Bahia de Feira está a três pontos do primeiro clube no G4, a Caldense. Terá na próxima rodada uma boa oportunidade de se aproximar da briga, contra o Palmas, que sequer pontuou nas dez primeiras partidas.

2 Comentários

2 Comments

  1. Rodrigo Campos

    3 de novembro de 2020 a 16:16

    Fala pessoal, só faltou comentar dos baianos no grupo 6. Totalizando em 14 vagas em disputa para os nordestinos. No mais, na torcida pela patativa!

    • Diego Borges

      3 de novembro de 2020 a 16:38

      Devidamente corrigida. Muito obrigado pela correção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados