conecte-se conosco

PESportÚltimas

Saída curta, bola longa e gols: a força ofensiva de Maidana no Sport

Primeira opção na construção de jogo, zagueiro lidera passes certos, lançamentos precisos e até artilharia no Leão; veja números

Publicados

em

Além do destaque que vem tendo pelo Sport no posicionamento, jogo aéreo e cortes pontuais na defesa, Iago Maidana vem sendo peça importante também projetando o aspecto ofensivo da equipe. E a percepção de que a saída de jogo tocando desde a defesa passa fundamentalmente pelo zagueiro é corroborada ao analisar os números do time na Série A até aqui: Maidana é o jogador com mais lançamentos precisos e mais passes certos por jogo dentre todos os atletas do elenco rubro-negro na competição, segundo o Sofascore.

Nas partidas, é comum ver Marcão recuando até a marca do pênalti nos tiros de meta do Sport para receber um toque curto de Luan Polli e dar início à construção ofensiva do time. E praticamente em todas essas jogadas o volante escolhe Maidana, há poucos metros, como primeira opção para passar a bola: o zagueiro acerta, por partida, 37 passes e tem, no campeonato inteiro, 47 lançamentos corretos – dados superiores a qualquer outro atleta leonino de qualquer posição.

Questionado sobre a importância que exerce na saída de bola, o zagueiro explicou que jogar no lado que tem a perna boa facilita a execução do fundamento e dividiu os méritos com os companheiros de setor.

“A gente sempre treina em conjunto a saída de bola, essa preferência e talvez facilidade minha em sair é porque estou no meu lado correto (um jogador destro que atua pela direita). Adryelson poderia fazer da mesma forma mas ele está com o pé invertido (destro na esquerda), jogando em um lado que não é o dele, mas ele tem muita qualidade para fazer isso”, iniciou o zagueiro.

“Eu treino muito, estou sempre me aperfeiçoando para que consiga deixar o melhor dentro de campo. Sempre trabalhei essa questão da saída de bola porque é fundamental para que a equipe chegue ao ataque de forma qualificada”, completou.

Além de trazer uma maior qualificação na saída de jogo, aliás, Maidana também é o artilheiro do Sport na Série A – algo incomum para um defensor. São quatro bolas na rede até o momento: marcou contra Atlético-GO, Grêmio, Palmeiras e Corinthians – exceto o jogo diante dos goianos, que aproveitou rebote na pequena área, todos os outros gols foram de pênalti. Confira, abaixo, o ranking de jogadores do Leão que mais acertam passe (por jogo), mais acertam lançamento (números gerais) e mais têm gols na Série A, via Sofascore.

Top 5 atletas do Sport com mais passes certos por jogo

1) Maidana: 37
2) Patric: 35
3) Adryelson: 32
4) Betinho: 27
5) Sander: 24
5) Ricardinho: 24

Top 5 atletas do Sport com mais lançamentos precisos na Série A

1) Maidana: 47
2) Adryelson: 39
3) Betinho: 35
4) Patric: 32
5) Marcão: 19
5) Ricardinho: 19

Atletas do Sport com mais gols na Série A

1) Maidana: 4
2) Thiago Neves: 2
2) Hernane: 2
2) Marquinhos: 2
2) Barcia: 2
2) Elton: 2*
7) Mikael: 1
7) Marcão: 1
7) Mugni: 1
7) Patric: 1
7) Gomez: 1

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados