conecte-se conosco

AnalistasBahiaCearáJuliana Lisboa

A Série A2 é o Nordeste no Brasileirão Feminino

Meninas do Vozão vencem Tiradentes-PI por 3x1 na segunda rodada (Foto: Victor Costa/ Ceará SC)

Publicados

em

Oficialmente sem clubes nordestinos na Série A1 desde o fim da primeira fase, que culminou com o rebaixamento do Vitória na pior campanha de uma equipe na elite do campeonato nacional feminino, o Brasileirão que tem a cara do nordeste é, ao menos por enquanto, a Série A2.

Digo “ao menos” porque temos esperança que algumas equipes consigam o acesso e a gente volte a ter representantes da região na elite no ano que vem. [Aliás, se você quer saber quais são os times nordestinos com melhores campanhas em competições nacionais, te convido a dar uma olhada nesse levantamento de Cassio Zirpoli.]

Mas a edição 2020, que foi retomada no final de outubro após meses de paralisação por conta da pandemia, reúne equipes tradicionais que perderam força frente a clubes mais organizados – como o baiano São Francisco – e equipes mais jovens, como o Bahia, Ceará, Fortaleza, que foram criadas ou reformuladas após a obrigatoriedade aos times de Séries A e B pela CBF e Conmebol.

Já tivemos até clássico pernambucano na segunda rodada, quando as leoas da ilha venceram o Náutico por 3 a 0. Outros clássicos estaduais, se acontecerem, só a partir da segunda fase. Antes disso, teremos um clássico nordestino, Bahia x Sport, pelo Grupo C na quarta rodada, dia 8/11.

Os tricolores nordestinos têm das maiores goleadoras da competição. A artilheira é Evelyn Monteiro Pessoa Feitoza, mais conhecida como Gadu (ou Gadugol), atacante do Bahia. Ela divide a artilharia de cinco gols (feitos em duas partidas) com Paula, do 3B da Amazônia. Leidiane, do Fortaleza, vem em seguida com quatro, e Ellen, também do Bahia, Joelma e Taci, ambas do Fortaleza, têm três.

Gadu é uma das artilheiras da A2 (Felipe Oliveira/ EC Bahia)

Das 36 equipes participantes, 12 são nordestinas: São Francisco e Bahia (BA); Náutico e Sport (PE); Fortaleza e Ceará (CE); Juventude Timonense (MA); Santos Dumont (SE); Tiradentes (PI); Auto Esporte (PB); UDA (AL) e Cruzeiro de Macaíba (RN).

Lembrando que, depois da fase de grupos, com cinco rodadas, os dois melhores colocados de cada grupo passam para a fase seguinte de mata-mata. Os quatro semifinalistas sobem para a primeira divisão do ano que vem.

Uma coisa muito boa sobre a competição é que dá pra assistir todos os jogos ao vivo pela plataforma MyCujoo ou pela CBF TV.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados