conecte-se conosco

BABahiaCECearáFortalezaFred FigueiroaPESérie ASport

Torcer por quem? Série A – Rodada 20

Publicados

em

Athletico/PR X Fortaleza

Bahia: Fortaleza – Neste momento, o melhor cenário possível para o Bahia é se distanciar da zona de rebaixamento para priorizar a Sul-americana. Assim quanto maior a crise do Athletico, melhor.
Ceará: Empate – Como o cenário do Ceará disputar a primeira página da classificação é bem factível, é melhor que o arquirrival não abra vantagem. E, por precaução (até para dar mais tranquilidade na Copa do Brasil), deixar o Athletico distante é fundamental.
Sport: Fortaleza – Apesar de ter 8 pontos de vantagem para o Athletico e estar empatado com o Fortaleza, o foco rubro-negro deve continuar sendo abrir distância para o Z4. Mesmo que isso signifique ser ultrapassado pelo Tricolor do Pici. Um empate, claro, cairia muito bem.

São Paulo x Goiás

Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport: Empate – O Goiás, invariavelmente, será rebaixado. Mas, por enquanto, é melhor tê-lo ainda minimamente motivado para tentar tirar pontos de outros clubes envolvidos no contexto do Z4. Na próxima rodada, por exemplo, o Goiás recebe o Athletico/PR. Cedo demais para virar saco de pancadas.

Atlético/GO x Corinthians

Bahia e Sport: Corinthians – O Atlético perdeu jogadores importantes – como Jorginho e Kaiser -, perdeu seu treinador (para o próprio Corinthians) e perdeu seus dois últimos jogos. O melhor cenário possível para Bahia e Sport era ver o clube goiano entrando em um espiral negativo. Convenhamos, é muito mais palpável projetar uma queda do Atlético do que do Corinthians. O empate, claro, é um bom resultado.

Ceará e Fortaleza: Empate – Como enxergo uma maior estabilidade nos dois clubes cearenses, avanço uma casa na projeção do cenário ideal neste jogo e trato o Corinthians como adversário direto pelas posições intermediárias da classificação. Por isso, neste caso, considero o empate o resultado perfeito. Porém, se tivesse que escolher um vencedor, prevaleceria a lógica de cima: Corinthians.

Vasco x Palmeiras

Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport: Palmeiras – Seria exagero aplicar a mesma lógica de Atlético/GO x Corinthians neste jogo. Pelo alto potencial do elenco e sinalização de reação na temporada, não coloco o Palmeiras na disputa por posições intermediárias. Assim, a derrota do Vasco é o resultado ideal para os quatro clubes do Nordeste.

Inter x Coritiba + RB Bragantino x Santos

Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport: Inter e Santos – São os dois jogos-chave da 20ª rodada para manter a zona de rebaixamento em 19 pontos. De todos os jogos analisados até aqui, esses dois são os que mais merecem intensidade máxima da secada.

Atlético/MG x Flamengo

Este jogo não nos pertence.

Fluminense x Grêmio

Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport: Empate – O Fluminense, em tese, era um clube “alcançável” para os nordestinos que tinham como meta a disputa pelas posições intermediárias (8º ao 12º). O Grêmio, não. No 1º turno, as pontuações se inverteram e, justamente por isso, é difícil fazer uma escolha de qual o melhor resultado – pensando, principalmente, numa chance de crescimento do Fortaleza, que tem dois jogos a menos. Na dúvida, fica o empate. Para Sport e Bahia, no fundo, é indiferente.

Bahia x Botafogo

Ceará, Fortaleza e Sport: Empate – São dois clubes que flertam com o agravamento da crise que atravessam. Particularmente vejo no Botafogo um potencial maior de implosão. Pelo caos financeiro, pela qualidade técnico do elenco e por estar iniciando agora o trabalho de um novo treinador (o experiente argentino Ramon Diaz), que ainda precisará de adaptação no futebol brasileiro. Mas é apenas uma impressão pessoal. Por isso, para os outros três nordestinos, o empate é o resultado ideal, já que segura os dois e não permite uma “virada de chave” turbinada pela Sul-americana no Tricolor.

Ceará x Sport

Bahia: Ceará – Seguindo a linha das análises anteriores, a meta é se distanciar da zona de rebaixamento, ganhar posições intermediárias e focar na Sul-americana. Para isso, o Sport é um alvo muito mais acessível que o Ceará. Há uma chance razoável do rubro-negro do Recife descer um degrau e habitar uma faixa mais próxima do Z4. O empate agrada.

Fortaleza: Sport – Exatamente o mesmo princípio da análise do Bahia, porém pelo ângulo oposto. O objetivo do Fortaleza é disputar posições na faixa entre a 6ª e a 10ª colocações. Algo que não se mostra acessível pela limitação técnica do Sport. O Ceará tem mais potencial para isso. De toda forma, um empate também é um ótimo negócio.

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Fabrício

    7 de novembro de 2020 a 10:47

    Excelente texto!

  2. Rodrigo

    8 de novembro de 2020 a 04:58

    Gostei da temática do texto e da análise bem elaborada! Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending