conecte-se conosco

Juliana Lisboa

Reta final da primeira fase da A2: como vêm as nordestinas?

Meninas do Vozão comemoram empate diante do Esmac (Foto: Pedro Chaves / Ceará SC)

Publicados

em

Começa nessa sexta-feira (13/11) a última rodada da fase de grupos da Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino. Algumas equipes nordestinas já vão mais tranquilas por já estarem classificadas independentemente do resultado, outras precisam manter o bom rendimento, algumas correm por fora e outras já não têm mais chance de classificação para o mata-mata.

A gente começa lembrando o regulamento: avançam para a fase de mata-mata as duas melhores equipes de cada grupo mais as quatro melhores terceiras colocadas. As demais ficam de fora da briga pelo acesso à Série A1.

Terminada a quarta rodada, estariam classificadas as seguintes equipes: Ceará, Fortaleza, Bahia e Sport, como os dois melhores de cada grupo, e Tiradentes (PI) como um dos quatro melhores terceiros colocados (confira a tabela aqui).

Gadu comemora hat-trick diante do Sport (Foto: Reprodução / MyCujoo)

De todas essas, apenas Bahia e Ceará já estão com classificação garantida, e o Bahia como primeiro do seu grupo – conseguiu o feito graças ao 3 a 0 aplicado contra o Sport, que consagrou Gadu como artilheira isolada da competição, com 8 gols). Fortaleza e Sport, mesmo como os segundos melhores, e Tiradentes, um dos terceiros melhores, precisam manter bom rendimento porque ainda podem ser ultrapassados.

Ainda correm por fora UDA (AL), Auto Esporte (PB) e Cruzeiro de Macaíba (RN), todos do Grupo C. UDA e Auto Esporte (4 pontos cada) precisam vencer e torcer por uma combinação de resultados: como duelam entre si pela vaga, precisam que o adversário não vença. O Auto Esporte pega o Sport, então, se ganhar e o UDA empatar, por exemplo, já fica entre os dois melhores (isso caso o Bahia ganhe do Cruzeiro). Para a UDA vale a mesma lógica: precisa vencer, além de torcer por tropeços do Cruzeiro, Sport e Auto Esporte (um empate entre os dois não seria ruim).

Para classificarem como melhores terceiros colocados, precisam vencer e contar com tropeços do Fluminense e Foz Cataratas (7 pontos), Toledo, Real Brasília e Operário (6 pontos), e Goiás (4 pontos). Isso, claro, de olho no saldo de gols. Situação difícil, mas matematicamente possível.

Já o Cruzeiro de Macaíba precisa vencer o Bahia e torcer por um tropeço do Sport para ficar com a segunda vaga. Se empatar fica de fora do acesso, porque, com 6 pontos, não conseguiria pontuação para classificar como um dos melhores terceiros colocados.

São Francisco (BA), Náutico, Timonense (MA) e Santos Dumont (SE) não têm mais chances de avançar na competição.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados