conecte-se conosco

BABahiaCECearáFortalezaFred FigueiroaPESérie ASport

Raio x: Bahia reage e se torna o melhor nordestino na Série A

Publicados

em

Na última quarta-feira, Bahia e Fortaleza disputaram o jogo atrasado da 18ª rodada e o triunfo dos donos da casa criou um fato novo para esta análise semanal. O Bahia passa a ser o melhor dos 12 clubes que estão no recorte do risco de rebaixamento – o chamado Z12. O time de Mano Menezes agora tem os mesmos 10 pontos do Corinthians e consolida a mudança de faixa de classificação, deixando a área de alcance do Z4 e colocando uma margem de 5 pontos acima do 17º colocado.

Do ouro lado da moeda, o Fortaleza completa três jogos sem vitória justamente no momento em que perde o seu treinador. Como ainda tem um jogo a menos (diante do Vasco na próxima quarta-feira) ainda não há razão para elevar o grau de risco do tricolor.

Na área mais crítica da classificação, a 20ª rodada foi muito negativa para os cariocas Vasco e Botafogo. O primeiro por ter perdido em casa – ainda que para um time muito superior tecnicamente – e o segundo por ter sido derrotado na última bola do jogo em um confronto direto contra o Bahia. Entretanto, ambos têm jogos atrasados. O Botafogo diante do São Paulo no Morumbi e o Vasco contra o Fortaleza em São Januário e diante do Palmeiras no Allianz Parque.

Os 12 times incluídos neste recorte da classificação somaram, juntos, 12 pontos na 20ª rodada. Um desempenho menos que nas três anteriores. Veja abaixo o quadro de evolução:

Apesar da vitória do Athletico/PR, o comportamento de pontuação da zona de rebaixamento segue linear desde a 16ª rodada, com média de crescimento de 1 ponto por rodada.

Acompanhando o aproveitamento do 17º colocado em cada rodada, projetando para a 38ª e colocando um ponto acima como margem de segurança, a projeção de “pontuação de permanência” está – neste momento – em 39 pontos. Porém há uma histórica tendência de evolução dessa pontuação na era dos pontos corridos. Apenas em 2006, 2007 e no ano passado não houve aumento de desempenho do 17º colocando entre a 19ª e 38ª rodadas.

Importante ressaltar sempre que os jogos atrasados acabam interferindo diretamente em toda a análise matemática. As partidas em aberto envolvendo esses 12 clubes são:

Vasco x Fortaleza – dia 18/11
Atlético/MG x Athletico/PR – dia 18/11
Ceará x São Paulo – dia 25/11

Grêmio x Goiás – dia 30/11
Goiás x São Paulo – dia 03/12
São Paulo x Botafogo – dia 09/12
Palmeiras x Vasco – Sem data

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending