conecte-se conosco

CECearáSérie A

Ceará domina Vasco em São Januário, goleia por 4 a 1 e sobe cinco posições

Publicados

em

Após quatro rodadas, o Ceará voltou a vencer na Série A. Na noite desta segunda-feira, diante de um Vasco inoperante em São Januário, o Vozão fez valer a superioridade e goleou o Cruzmaltino por 4 a 1, com placar definido nos dois tempos, com gols de Pedro Naressi, Cléber, aos 3 e 25 minutos do primeiro, e Saulo Mineiro e Vina, de pênalti, no segundo. 

Com o resultado – importantíssimo para reação do time na competição -, o Alvinegro cearense chega aos 29 pontos e abre cinco do Z4 – distância que antes era de dois. O triunfo sobre os cariocas também fez o Ceará, antes 15º colocado, subir cinco posições na classificação. O próximo confronto da equipe acontecerá diante do Bahia, no sábado, na Fonte Nova.

Estatísticas

Posse de bola: Vasco  68%  x 32% Ceará 
Finalizações: Vasco 12 x 11 Ceará 
Finalizações no gol: Vasco 4 x 6 Ceará
Escanteios: Vasco 9 x 3  Ceará
Passes: Vasco  489 x 226 Ceará
Passes certos: Vasco  421 x 149 Ceará 
Desarmes:  Vasco  10 x 16 Ceará

Fonte: Sofascore

Letal no primeiro tempo

Não é exagero dizer que o Ceará não tomou conhecimento do Vasco no primeiro tempo. Amplamente superior, o Vozão dominou todos os espaços do campo nos 45 minutos iniciais, tendo êxito na sua principal arma sob o comando de Guto Ferreira: a transição.As principais chances do time – sendo uma delas o gol marcado pelo estreante Pedro Naressi – surgiram assim. 

E se no ataque foi absoluto, o mesmo pode ser dito na defesa. Sem poder algum de criação no meio de campo, o Vasco, inibido pelos cearenses, recorreu às finalizações de fora da área – e só assim fez Richard trabalhar efetivamente, com Andrey, aos 34, e 43.

Puxou o freio de mão, mas cresceu no momento certo

O início da etapa complementar porém, não foi de todo animador. Precisando do resultado, o Cruzmaltino foi para cima dos cearenses e começou a chegar com perigo à meta de Richard, até então pouco ameaçada. Em uma dessas investidas, levou o gol. Luiz Otávio fez pênalti em Ribamar,  que diminuiu aos 19. 

A partir dali, o Vasco se lançou ao ataque – teria a chance de se reconstruir na partida, inclusive -, mas aos 33 do segundo tempo, em uma retomada de bola do Ceará no campo de defesa, levou o terceiro com Saulo Mineiro, após ótima arrancada de Gustavo Torres. Sem mais poder de reação, os cariocas sucumbiram e ainda viram Vina sacramentar com mais um.

Ele decide

Dono do meio de campo do Ceará, Vina foi um dos grandes protagonistas em São Januário. Além da assistência para o gol de Pedro Naressi logo aos três minutos do primeiro tempo – a sua quarta na Série A, assim se tornando o vice-líder da competição no quesito -, o meia ainda marcou, de pênalti, o gol do 4 a 1 sobre o Vasco. 

Mas outro jogador também merece menção. O garoto Saulo Mineiro, de 23 anos. O atacante foi peça vital para os contornos finais do confronto, após marcar o terceiro gol do Vozão no jogo – desafogando a pressão após o Vasco diminuir com Ribamar – e também ter sofrido pênalti já no fim da partida, convertido por Vina.

Histórico

Além da natural euforia pela partida – a primeira vitória conquistada no mês de novembro -, o triunfo por 4 a 1 sobre o Vasco na noite desta segunda-feira também marca um feito histórico para o Ceará. Pela primeira vez, o Vozão ganhou em São Januário. Para comemorar.

Foto: Fausto Filho/Ceará

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados