conecte-se conosco

ALAmérica-RNBACEMAPEPIRNSESérie DÚltimas

Raio x dos mata-matas da Série D com 13 clubes nordestinos envolvidos

Publicados

em

Dos 22 clubes do Nordeste que iniciaram a Série D do Campeonato Brasileiro, 13 seguem na luta pelo acesso. Neste sábado, terão inícios os mata-matas, com as demais partidas ocorrendo também no domingo e na segunda-feira. Ao todo, serão nove confrontos envolvendo clubes da região, sendo que, em quatro deles, o duelo será entre nordestinos. O que garante, automaticamente, pelo menos equipes na terceira fase. A classificação à Série C se dará após o mata-mata da quarta fase.

Confira as partidas envolvendo nordestinos na 2ª fase da Série D

Sábado

15h
Floresta-CE x Itabaiana-SE

O time cearense, comandado pelo ex-técnico do Santa Cruz e Botafogo-PB, Leston Júnior, se classificou como terceiro colocado do Grupo 3, com uma boa campanha de seis vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, ficando com o segundo melhor ataque da chave com 22 gols. Boa parte deles marcados na goleada por 5 a 1 sobre o Afogados, na última rodada. Como mandante está invicto na Série D, com quatro vitórias e três empates. O curioso é que, no primeiro semestre, a equipe acabou rebaixada no Campeonato Cearense.

Já o Itabaiana terminou na segunda colocação do Grupo 4, mas com uma campanha inferior a do rival deste sábado. O time sergipano conseguiu seis vitórias, cinco empates e três derrotas. Além disso, vem enfrentando dificuldades quando joga fora de casa, obtendo apenas duas vitórias no ano como visitante. Nenhum fora de Sergipe, ao bater o conterrâneo Freipaulistano na Série D e o América de Pedrinhas, pelo Estadual. Por outro lado, o clube conta com o vice-artilheiro da competição, o atacante Thiago Santos, com 10 gols.

Com dez gols, atacante Thiago Santos, do Itabaiana, é o vice-artilheiro da Série D (Foto: Wendell Rezendo/Itabaiana)

15h
Atlético-BA x Goiânia

Atual vice-campeão baiano, o Atlético de Alagoinhas também fez bonito na Série D, ao se classificar em terceiro lugar no Grupo 6, com sete vitórias, três empates e quatro derrotas. Atuando no estádio Carneirão, local do jogo deste sábado, o desempenho foi ainda mais satisfatório, com quatro vitórias (entre elas um 5 a 0 em cima do Villa Nova-MG), um empate e duas derrotas.

15h30
Juventude Samas-MA x Bragantino-PA

Campeão da segunda divisão maranhense no ano passado, o Juventude Samas garantiu sua classificação à segunda fase Série D apenas na última rodada, ao bater o Santos-AP, fora de casa e ficar com a quarta colocação do Grupo 2, somando sete vitórias, dois empates e cinco derrotas. No acanhado estádio Pinheirão, em São Mateus, onde manda seus jogos, teve desempenho modesto na primeira fase com quatro vitórias, um empate e duas derrotas.

Domingo

15h
Coruripe-AL x América-RN

No embolado Grupo 4, o Coruripe conseguiu sua vaga na última rodada ao vencer Vitória da Conquista por 1 a 0 e eliminar o Central nos critérios de desempate. A equipe alagoana, fez do seu mando de campo, no estádio Gerson Amaral, um dos seus trunfos na primeira fase, onde venceu seis jogos e perdeu apenas um. 

Já o América-RN, classificado para a segunda fase com quatro rodadas de antecedência e na liderança do Grupo 3, chega como favorito para o duelo.O Mecão somou na primeira fase oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas (ambas para o Salgueiro). Mesmo assim, o técnico Paulinho Kobayashi pediu reforços e a diretoria foi ao mercado com seis contratações. Um dos rostos mais conhecidos, o do lateral esquerdo Tiago Costa, ex-Santa Cruz e Náutico. Como visitante, o time potiguar soma quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. 

América não teve dificuldade para passar pela 1ª fase, com quatro rodadas de antecipação (Foto: Canindé Pereira/América-RN)

15h
Globo-RN x ABC

O único duelo entre times do mesmo estado na segunda fase. Quarto colocado do Grupo 3, o Globo foi o time que menos somou pontos entre os classificados (apenas 18), fruto de quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas. Porém a equipe está invicta há seis partidas (quatro empates e duas vitórias). Jogando no Barretão, em Ceará-Mirim, são três vitórias, três empates e uma derrota.

Já o tradicional ABC teve uma caminhada um pouco mais tranquila na fase inicial ao terminar na liderança do Grupo 4 com 26 pontos (sete vitórias, cinco empates e duas derrotas) e com a melhor defesa de toda a Série D (apenas seis gols sofridos). Para a partida contra o Globo, porém, o técnico Francisco Diá não poderá contar com dois jogadores, afastados por terem sido diagnosticados com a Covid-19. O zagueiro Vinícius Leandro e o volante Vinícius Paulista. Atuando como visitante, o alvinegro soma nessa Série D com três vitórias, três empates e uma derrota.

ABC terminou 1ª fase com a melhor defesa da Série D, com apenas seis gols sofridos (Foto: Renné Carvalho/ABC)

15h30
Moto Club x Fast-AM

O rubro-negro maranhense se classificou como terceiro colocado do Grupo 2, com sete vitórias, quatro empates e três derrotas. E para a segunda fase da Série D, o clube, dirigido pelo técnico Léo Goiano, regularizou sete novos jogadores, além de renovar com o contrato do goleiro Saulo, ex-Sport. Atuando no Castelão, o Moto tem uma das melhores campanhas como mandante da Quarta DIvisão. Está invicto, com seis vitórias e um empate.

16h
Vitória da Conquista x Salgueiro

Classificado como terceiro colocado do Grupo 4, o Vitória da Conquista chega para o mata-mata em um momento de instabilidade, uma vez que nas últimas sete partidas somou apenas duas vitórias. Ao todo, a campanha é de seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Jogando em casa, a equipe tem apenas três triunfos em sete jogos. Sinal de alerta.

Já o Salgueiro, atual campeão pernambucano, superou a primeira fase sem sustos, com o segundo lugar do Grupo 3 e a classificação antecipada. Com direito a derrotar duas vezes o líder América-RN. Ao todo, o Carcará obteve sete vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. Bom desempenho que se reflete também na condição de visitante, onde o time sertanejo foi derrotado apenas uma vez (para o eliminado Atlético-PB). No mais, foram duas vitórias e quatro empates longe do Cornélio de Barros.

Campeão pernambucano, Salgueiro perdeu apenas um jogo como mandante na Série D (Foto: Facebook/Salgueiro)

18h
Galvez-AC x River

Outro  nordestino que avançou sem sustos para a segunda fase foi o River, segundo colocado do Grupo 2. O Galo piauiense obteve nove vitórias, dois empates e três derrotas, e vem embalado por seis triunfos nas últimas sete rodadas (quatro deles consecutivos). Ainda assim, o técnico Flávio Araújo pediu reforços e o clube anunciou no último dia da janela de transferências a contratação do atacante Netho Brasil, que estava no rival Flamengo-PI.

Segunda-feira

18h
Rio Branco-AC x Altos-PI

Finalmente, na segunda-feira, entre em campo o último nordestino nos jogos de ida da segunda fase. No caso o Altos, dono da quarta melhor campanha entre todos os clubes na primeira fase da Série D (e a melhor entre os nordestinos). A equipe piauiense também foi, ao lado de Brasiliense e Gama, a que mais venceu na primeira fase (dez vezes). O calo, no entanto, vem sendo as partidas fora de casa. Das quatro derrotas até aqui, três foram nessa condição, com o time triunfando outras quatro vezes.

Foto: CBF/Divulgação

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados