conecte-se conosco

BABahiaCECearáFortalezaPESérie ASport

O último terço da Série A 2020 para os clubes nordestinos

Publicados

em

Chegamos ao último terço da Série A com todos os representantes do Nordeste fora do Z4. Desde 2018 a região mantém quatro clubes na elite nacional, mas este pode ser o primeiro ano sem rebaixamento de um nordestino dentro deste cenário. Analiso abaixo a situação de cada clube até aqui nos dois primeiros terços da competição e o que resta para cada um nas últimas 13 rodadas.

Os dois terços da Série A 2020

Ceará

O Alvinegro de Porangabussu teve a maior maratona de jogos dentre os 4 clubes da região após a retomada do futebol. O desgaste em jogos importantes e a pouca rodagem no elenco foram motivos para um começo com muitos tropeços. Tendo perdido mais da metade dos jogos no primeiro terço, o clube passou a pontuar com mais frequência no segundo (apesar de muitos empates) – sendo derrotado apenas duas vezes. O grande trunfo para o Vovô conseguir seus objetivos está em Vina, responsável direto por muitos gols decisivos na temporada. Para confirmar a permanência precisará de poucos pontos em relação aos outros nordestinos e, caso repita o bom rendimento do segundo terço, tem tudo pra conseguir a vaga na Sul-Americana.

Fortaleza

No segundo terço o Leão do Pici manteve a boa média de gols sofridos que ocorreu no início da campeonato, apesar de um leve aumento. Só que é a baixa conversão de gols o grande empecilho do tricolor na competição. A média de gols marcados desde o início da Série A não evoluiu e, com isso, a queda no aproveitamento dos pontos foi a principal mudança de um terço para o outro. O Fortaleza não largou bem nas primeiras rodadas, mas teve no fim do primeiro terço e no começo do segundo o seu melhor momento. O problema é que nos últimos nove jogos obteve apenas uma vitória e fez acender o alerta no clube. A saída de Ceni e a chegada de Chamusca geraram uma incerteza sobre a real condição para a reta final. Para se manter na elite com mais segurança. o Tricolor precisa melhorar o seu rendimento do apresentado no segundo terço.

Sport

A maior queda de rendimento do nordeste entre os terços foi a do Leão da Ilha. Na primeira parte do campeonato, o Sport surpreendeu muitos quando fechou na quinta colocação, dando já uma ótima pontuação no objetivo de permanência. Porém o que se viu na segunda parte foi uma queda acentuada no aproveitamento, tendo duas sequências de quatro derrotas seguidas que custaram o segundo pior desempenho dentre os vinte clubes nesse período. Em 2018, o clube viveu uma situação semelhante de queda de rendimento entre os dois primeiros momentos. Com a queda da média de gols marcados e o aumento dos gols sofridos, o rubro-negro pernambucano tenta esquecer esse meio de campeonato e apresentar um rendimento mais regular para garantir sua permanência na Série A do próximo ano.

Bahia

Em 2020 se esperava bem mais do Bahia pelo investimento que foi feito no clube na temporada. O fraco começo no primeiro terço fez o clube mudar o comando técnico, mas os resultados demoraram a aparecer nos primeiro jogos de Mano Menezes. Tendo obtido 16 pontos nos oito jogos iniciais da segunda parte do campeonato, as últimas quatro derrotas voltaram a gerar preocupação. O sistema defensivo da equipe ainda segue como o principal problema a resolver. Com a Sul-Americana dividindo atenções nos últimos jogos, o Tricolor de Aço entra no terço final primeiramente pra escapar o mais rápido possível do Z4 e, quem sabe até, buscar vaga num torneio internacional, caso seu rendimento apresente melhora daquela expectativa criada no começo da temporada.

História

Os terços de cada edição de Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport
1 comentário

1 comentário

  1. Aroldo Jr

    14 de dezembro de 2020 a 13:07

    Parabéns pela iniciativa.
    Nós Nordestinos precisamos de conteúdos assim

    Porém observei que o segundo critério de desempate é o saldo de gols, logo o Sport estaria ã frente do Bahia e na tabela apresentada na matéria está o inverso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados