conecte-se conosco

MASérie BÚltimas

Sampaio volta a ter rendimento de time rebaixado e se complica na B

Publicados

em

O Sampaio Corrêa protagonizou a maior recuperação nesta Série B. Após somar apenas quatro pontos nas sete primeiras rodadas, a equipe maranhense engatou uma sequência de dez vitórias, três empates e apenas uma derrota nas 14 rodadas seguintes, suficiente para tirar o time da lanterna e o colocar diretamente na briga pelo acesso, com direito a chegar a assumir a 3ª colocação. No entanto, nas últimas partidas, a Bolívia vem perdendo fôlego, com uma queda de rendimento preocupante.

Considerando as nove últimas rodadas, o desempenho do Sampaio voltou a ser de um time das últimas colocações na classificação, com oito pontos somados de 27 possíveis, um aproveitamento de parcos 29,6%. O retrospecto nesse recorte é o terceiro pior entre os 20 times da Série B, a frente apenas de Botafogo-SP (7 pontos) e Paraná (3), ambos clubes que estão lutando contra o rebaixamento. O Paraná entra em campo ainda nesta segunda-feira, contra o Brasil, no encerramento da 30ª rodada.

E se nas 14 rodadas anteriores, o time havia perdido apenas uma vez, nesse novo recorte já são cinco reveses, dois empates e apenas duas vitórias. Desempenho que fez o Tricolor não só deixar o G4 (está na 5ª posição), como ver a diferença para o Juventude, atual 4º colocado, abrir para quatro pontos.  Para se ter uma ideia, das equipes que lutam pelo acesso, o pior desempenho, depois do Sampaio, é o do Cuiabá, que mesmo assim somou 13 pontos nas últimas nove rodadas. Cinco a mais que a Bolívia.

Dessa forma, o clube maranhense também viu reduzir a sua probabilidade de acesso, de acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais e o site Chance de Gol, especializado em projeções matemáticas. Para a UFMG, a possibilidade atual de participação do Sampaio na Série A em 2021 é de 20,6%. Já o Chance de Gol se mostra um pouco mais otimista, calculando esse índice em 31,8%.

Para a partida da próxima quarta-feira, contra o Guarani, no Castelão, a expectativa do técnico Léo Condé é poder voltar a contar com alguns jogadores ausentes nas últimas rodadas. O zagueiro Joécio, o lateral-esquerdo Marlon, os volantes Ferreira e André Luís e os atacantes Diego Tavares e Pimentinha estão lesionados. Desses, Joécio e Diego Tavares possuem as maiores chances de serem liberados para o jogo.

Um retorno certo é o do zagueiro Paulo Sérgio, que volta a ficar à disposição após cumprir suspensão diante do Náutico. Já o lateral-direito e capitão Luís Gustavo segue fora cumprindo punição de quatro jogos imposta pelo STJD.

Classificação das últimas nove rodadas

América-MG – 20 pontos
Guarani – 19 pontos
CSA – 17 pontos
Cruzeiro -16 pontos
Chapecoense -15 pontos
Juventude – 15 pontos
Avaí – 14 pontos
Cuiabá – 13 pontos
Figueirense – 13 pontos
Vitória – 12 pontos
Brasil – 12 pontos*
Náutico – 12 pontos
Ponte Preta – 11 pontos
Oeste – 11 pontos
Confiança – 10 pontos
Operário – 9 pontos
Sampaio Corrêa – 8 pontos
BotafogoSP – 7 pontos
Paraná – 3 pontos*
*Paraná e Brasil se enfrentam nesta segunda-feira

Foto: Caio Falcão/CNC

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados