Pelo calendário do futebol brasileiro de 2021, a CBF reservou 16 datas para a realização dos estaduais. Porém, no Nordeste, esse período coincide também com a disputa da Copa do Nordeste, que já possui 12 datas garantidas para a sua realização graças a uma decisão judicial favorável à Liga dos clubes. Mas, mesmo diante de uma agenda tão apertada, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, garantiu que o Campeonato Pernambucano também terá direito a ser disputado em 13 datas, como foi este ano. Para isso, o cartola colocou como avalista a própria CBF.
Em entrevista ao NE45, Evandro Carvalho informou que teve duas reuniões na entidade máxima do futebol nacional, diretamente com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, e com o diretor de competições Manoel Flores. E ambos teriam assegurado as 13 datas necessárias para a realização do Pernambucano.
Segundo Evandro, a disputa do estadual com o mesmo número de datas é uma exigência do contrato firmado entre os clubes e a Rede Globo, que possui os direitos de transmissão da disputa. Cota que, por sinal, já foi antecipada aos clubes. Sport, Santa Cruz e Náutico receberam cada um R$1 milhão. A mesma quantia também é repartida aos demais sete clubes da competição.
“A CBF garantiu as 13 datas para a gente. Com relação à Copa do Nordeste podem adiar para julho. Mas as datas do Pernambucano e os fins de semana são nossos”, comemorou Evandro, que reconheceu, porém, a possibilidade da realização de alguns jogos com intervalos de 48 horas. Do estado, estão garantidos na fase de grupos do Nordestão Sport e Salgueiro (atual campeão pernambucano). O Santa Cruz disputará a fase classificatória, em janeiro, contra o Itabaiana-SE.
“Não vai ter conflito de data. A CBF vai priorizar as nossas. Pode haver alguns casos dos clubes que quiserem jogar a Copa do Nordeste entrarem em campo com intervalo de 48 horas. Mas acredito que isso vá acontecer em dois ou três jogos e também nas fases finais”, afirmou.
Com a garantia de 13 datas reservadas para o Campeonato Pernambucano, a tendência é pela manutenção da fórmula atual, com os dez clubes se enfrentando na primeira fase, em turno único, e os seis melhores colocados avançando, com o primeiro e segundo lugares indo direto para a semifinal (jogo único) e do 3º ao 6º colocados indo para as quartas de final (também em partida única). A decisão seguiria em confrontos de ida e volta.
No entanto, Evandro afirmou que a decisão final sobre a fórmula do campeonato caberá aos clubes, em reunião do conselho arbitral ainda sem data para ocorrer. “A tendência é manter a mesma fórmula. Mas quem vai decidir isso são os clubes. A Federação não tem voto, nem poder de veto. O que ela tinha que fazer era arrumar as datas e isso foi feito”, repetiu.
Evandro, no entanto, alertou para que, caso os clubes optem por um campeonato mais enxuto, isso acarretará na diminuição da cota de tevê referente ao estadual de 2022. “Se eles quiserem disputar o campeonato em treze, doze, dez, nove ou oito datas são eles que vão resolver. Porém, no ano que vem, o valor da cota será menor. Como os clubes já receberam o valor de 2021, isso seria descontado em 2022. Porque a Globo não vai pagar o mesmo valor para o campeonato de oito datas, o mesmo que paga a um de treze”, encerrou Evandro.
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Presidente do Salgueiro desabafa e revela negociação com o Náutico por desistência das vagas
-
Últimas2 anos atrás
Copa do NE é ampliada para 36 clubes e beneficia Santa Cruz, América-RN e Treze entre outros
-
Últimas3 anos atrás
Empresário diz que Rithely desistiu de acertar com Náutico e detona jogador: “Moleque”
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Salgueiro desiste de Copa do Nordeste e do Brasil e Náutico pode herdar vagas
-
Últimas2 anos atrás
Com salário pago por colaboradores, Náutico acerta contratação de Caio Dantas
-
Náutico2 anos atrás
Náutico acerta contratação de Felipe Cabeleira, ex-promessa do Santa Cruz
-
Campeonatos2 anos atrás
CLASSIFICAÇÃO – Série B
-
Santa Cruz3 anos atrás
Santa Cruz chega a acerto com Wallace PE, e atacante desembarca no Arruda após o fim do Potiguar