conecte-se conosco

CERNSérie DÚltimas

Por acesso à Série C, América-RN se apega ao retrospecto em casa

Publicados

em

Após perder o jogo de ida das quartas de final da Série D para o Floresta por 2 a 0, o América-RN se complicou na luta pelo acesso. Isso porque, para conseguir a classificação, a equipe potiguar terá que vencer por três gols de diferença na partida de volta, no próximo domingo, na Arena das Dunas. Ou pelo menos por dois gols para levar a decisão para os pênaltis. Porém, ao tomar como base o desempenho do alvirrubro como mandante na temporada, a missão está longe de ser inalcançável.

Isso porque, além do retrospecto altamente favorável, quase todas as vitórias do América-RN como mandante foram por vantagem de dois ou mais gols. Dos 12 triunfos em casa na temporada 2020, em jogos válidos pelo Campeonato Potiguar e pela Série D, em seis o resultado, caso repetido no domingo, daria a classificação direta ao Mecão, enquanto outros cinco levariam a disputa para os pênaltis. 

Dentro desse recorte de vitórias em casa o cenário melhora ainda mais ao se analisar apenas a Série D. Isso porque, seis triunfos ocorreram já na competição, sendo que em quatro por vantagem superior a dois gols. Incluindo os dois últimos, já nos mata-matas. Na segunda fase, após derrota por 1 a 0 para o Coruripe, em Alagoas, o América aplicou uma goleada por 5 a 0 na Arena das Dunas e avançou. Nas oitavas, depois de um empate por 1 a 1 com o Galvez, no Acre, a classificação veio com outra goleada em Natal, dessa vez por 5 a 1. 

Outras goleadas aplicadas pelo América-RN em casa foram por 4 a 1 sobre o Atlético-PB e por 3 a 0 sobre o Guarany de Sobral, ambos na primeira fase. Além disso, o América também derrotou o Afogados da Ingazeira por 3 a 1, resultado que se repetido no domingo, levará a decisão para os pênaltis.

Floresta, visitante indigesto

No entanto, a única vitória do América-RN como mandante em toda temporada pela diferença mínima de um gol ocorreu justamente contra o Floresta, rival do domingo. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram na Arena das Dunas e o Mecão venceu por 2 a 1, resultado que se repetido, será insuficiente para o time potiguar na volta das quartas de final e que dará o acesso aos cearenses. 

Vale lembrar, no entanto, que no duelo da primeira fase, válido pela 13ª rodada, o América-RN já estava classificado e a vitória garantiu apenas o primeiro lugar do grupo. O Floresta avançaria em 3º.

Mas também é fato que em toda temporada a equipe cearense se mostrou ser um visitante indigesto, sendo derrotado apenas quatro vezes, em 13 jogos. Na Série D, além da derrota para o América-RN, a equipe também perdeu para o Afogados por 1 a 0. Nos mata-matas, empatou as duas que fez fora de casa para Itabaiana-SE e Juventude Samas-MA, ambas por 2 a 2. 

As outras duas derrotas na temporada foram no Estadual, para o Ferroviário, também por 1 a 0, e para o Barbalha, por 5 a 0, na única goleada sofrida, ainda na primeira fase. O detalhe é que no Campeonato Cearense, o Floresta acabou na penúltima colocação e foi rebaixado à Série A2.

As vitórias do América-RN como mandante na temporada

América-RN 5×1 Galvez (Série D)
América-RN 5×0 Coruripe (Série D)
América-RN 2×1 Floresta (Série D)
América-RN 4×1 Atlético-PB (Série D)
América-RN 3×0 Guarany de Sobral (Série D)
América-RN 3×1 Afogados da Ingazeira (Série D)
América-RN 3×1 Palmeira de Goianinha (Campeonato Potiguar)
América-RN 2×0 Globo (Campeonato Potiguar)
América-RN 3×1 Potiguar (Campeonato Potiguar)
América-RN 7×0 ASSU (Campeonato Potiguar)
América-RN 3×1 Santa Cruz (Campeonato Potiguar)
América-RN 4×1 Força e Luz (Campeonato Potiguar)

As derrotas do Floresta como visitante na temporada

América-RN 2×1 Floresta (Série D)
Afogados 1×0 Floresta (Série D)
Ferroviário 1×0 Floresta (Campeonato Cearense)
Barbalha 5×0 Floresta (Campeonato Cearense)

Foto: Canindé Pereira/América FC

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending