publicidade

CBF oficializa regulamento da Copa do Brasil de 2021, com mudanças

Últimas, AL, BA, Bahia, CE, Ceará, Copa do Brasil, CSA, Fortaleza, MA, Náutico, PB, PE, PI, RN, Santa Cruz, SE, Série A, Série B, Série C, Série D, Sport, Vitória

Por Portal NE45

Por Portal NE45

Postado dia 5 de janeiro de 2021

A CBF oficializou, nesta terça-feira, o regulamento da Copa do Brasil de 2021. A competição terá 92 clubes (um a mais que a última edição) e uma fase a menos (reduziu de oito para sete). Além disso, os times que disputam a Taça Libertadores, os campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B entrarão mais cedo no torneio nacional, a partir da terceira fase e não mais nas oitavas de final.

Como ficou a competição fase a fase 

Primeira fase (3 e 10 de março)

São 80 times divididos em oito potes com dez equipes cada, com base no ranking da CBF, definido ao término da temporada. O pote A enfrenta o pote E, o pote B encara o pote F, o pote C pega o pote G e o pote D duela com o pote H. 

Os times fazem confronto em jogo único com mando de campo para a equipe de pior ranking, mas o clube visitante tem a vantagem do empate. Os duelos serão definidos através de sorteio, que norteiam também a próxima fase.


Segunda fase (17 de março e 7 de abril)

São os 40 times classificados que se enfrentam, em jogo único, com base no chaveamento realizado através do sorteio da primeira fase, que estabelece também o time detentor do mando de campo. Aqui, não há vantagem: em caso de empate, o confronto vai para os pênaltis. 

Terceira fase (2 e 9 de junho)

São os 20 times classificados, acrescidos dos 12 que disputam a Taça Libertadores (podem variar de sete a nove), do campeão da Copa do Nordeste, do campeão da Copa Verde e o Campeão da Série B.

Nesta fase, será realizado novo sorteio, com os 16 melhores times do ranking de um lado da chave e os demais 16 do outro. Os confrontos, a partir daqui, serão de ida e volta, com os mandos a serem definidos também pelo sorteio.

Quarta fase – oitavas de final (28 de julho e 4 de agosto)

São os 16 times classificados, que se enfrentam em ida e volta, com duelos e mandos de campos a serem definidos em novo sorteio, sem distinção de pote ou ranking. 

Quinta fase – quartas de final (25 de agosto e 1º de setembro)

São os oito times classificados, que se enfrentam em ida e volta, com duelos e mandos de campos a serem definidos em novo sorteio, sem distinção de pote ou ranking – a partir de então, este chaveamento norteará as próximas fases da competição.

Sexta fase – semifinal (8 e 15 de setembro)

São os quatro times classificados, que se enfrentam em ida e volta, com duelos e mandos de campos definidos pelo chaveamento estabelecido no sorteio da fase anterior.

Sétima fase – final (20 e 27 de outubro)

São os quatro times classificados, que se enfrentam em ida e volta, com duelos e mandos de campos definidos pelo chaveamento estabelecido no sorteio da quinta fase. 

Destaques – por Thiago Minhoca

Analista do NE45 e comentarista do Podcast 45 Minutos, Thiago Minhoca traz observações sobre o formato e regulamento da competição. Primeiro, destaca que um time da Série A entrará diretamente na terceira fase, mesmo fora da competição continental e sem título regional. “Como não tem mais de nove equipes na Libertadores, já é certo que o melhor da Série A 2020 sem Libertadores estará na Fase da Copa do Brasil de 2021”.

Além disso, Thiago Minhoca alerta que a ordem de chamada dos clubes pode afetar na edição da Copa do Nordeste de 2020, onde o Ceará sagrou-se campeão. Isso porque o Vozão aparece com chances, atualmente, de Libertadores ou até mesmo ser o melhor do Brasileiro sem vaga na competição continental – o Alvinegro, no momento, é o 10º colocado. 

“O Ceará, se entrar via Libertadores, é o Bahia que ocupa a vaga via Copa do Nordeste (como vice do torneio)”, diz. “Se o Ceará estiver na faixa de classificação da Série A que vai para a terceira fase sem Libertadores, ele seguirá entrando como campeão da Copa do Nordeste e a vaga vai pro melhor classificado da Série A depois do Ceará (segundo a ordem de chamada)”, acrescenta.

Ordem para os times da terceira fase 

  1. Times da Libertadores
  2. Campeão Copa do Nordeste 
  3. Campeão da Copa Verde
  4. Campeão da Série B
  5. Os melhores da Série A sem vaga na Libertadores

Observações

A cota de premiação da primeira e segunda fase será dividida entre os clubes na relação de 60% para o clube classificado e 40% para o eliminado. A CBF ainda não divulgou os valores totais e destrinchados que pagará aos times durante a Copa do Brasil – estes vêm numa crescente linear nos últimos anos. 

COMENTE

1 Comentário

  1. Almiro Cunha

    Na terceira fase, caso sejam menos que nove participantes da libertadores, entra algum tome para completar os 32 dessa fase?

    Na verdade não teremos os 9 da liberadores, pois não existe vaga da sul-americana esse ano.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING