conecte-se conosco

BABahiaCECearáFortalezaFred FigueiroaPESérie ASport

Raio X: Bahia no Z4 e “ponto de corte” reduzido para 38 pontos

Publicados

em

Restando 10 rodadas para o fim da Série A, a projeção de pontuação do 17º colocado teve nova queda e voltou ao patamar de 38 pontos. Algo que não acontecia desde a 20º rodada, quando a competição ainda tinha vários jogos atrasados envolvendo equipes da zona de rebaixamento. Agora a única partida em aberto envolvendo clubes ameaçados (Palmeiras x Vasco) não interfere diretamente neste cálculo, já que é o aproveitamento do Bahia que delimita a faixa de entrada do Z4. Nunca é demais lembrar que, na edição passada, a pontuação final do primeiro rebaixado – o Cruzeiro – foi de apenas 36 pontos e, ao final da 28º rodada, o clube mineiro abria a zona de rebaixamento com 29 pontos. Um a mais que o Bahia.

É cedo demais para cravar ou mesmo apostar que 2020 repetirá 2019. Na visão fria dos estatísticos, 38 pontos ainda representam 95% de chance de rebaixamento. Mas, naturalmente, todo o andamento do campeonato aponta para um “ponto de corte” abaixo do tão propagado 45 pontos. O máximo que a projeção de aproveitamento já alcançou foi 43 pontos na 22º rodada. Uma distorção dentro de um gráfico que variou quase sempre entre 38 e 41 pontos.

A 28ª rodada trouxe mudanças significativas na parte de baixo da classificação – invertendo posições dentro da faixa mais crítica, onde está enraizado o quarteto com maior potencial de rebaixamento. Depois de oito rodadas, o Vasco conseguiu um empate dramático em Goiânia e deixou o Z4, empurrando o Bahia, que já soma sete partidas consecutivas sem triunfo. A outra inversão aconteceu nas duas posições acima – com o Sport ultrapassando o Fortaleza após vencer o confronto direto, abrindo uma margem de quatro pontos para o 17º colocado.

Dentro de uma tendência esperada, a zona de risco vai se dissipando. Mais dois clubes romperam a margem de seis pontos de vantagem para o Z4: Athletico/PR (já 9 pontos acima) e Atlético/GO (7 pontos). Assim, a faixa de disputa direta hoje vai do Red Bull Bragantino (13º com 34 pontos) ao Botafogo (19º com 23).

Trending