Não é apenas a luta contra o rebaixamento que assemelham as jornadas de Bahia, Fortaleza e Sport no Campeonato Brasileiro, mas também os contornos. Isso porque os três nordestinos aparecem entre os quatro piores visitantes da competição e entre os cinco piores times no segundo turno da Série A. Estatísticas essas que ligam ainda mais o alerta das equipes para escapar da degola na reta final da competição. Confira, abaixo, o cenário de cada um do trio.
VEJA MAIS: Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Bahia
Como foi no primeiro turno? Fez 22 pontos e teve aproveitamento de 38,6% (6V, 4E e 9D), sendo o 13º colocado.
Como está o segundo turno? Viu o rendimento cair para 23,3%, com sete pontos em dez jogos (2V, 1E e 7D).
E se mantiver este aproveitamento de 23,3% durante todo o segundo turno? Assim, terminaria o returno com 13 pontos, que somados aos 22 do primeiro turno, totalizariam 35.
Quais as chances de queda com 35 pontos? De acordo com a UFMG, atualmente, a probabilidade de um time ser rebaixado com esta pontuação é de 99%.
E como visitante? Fora de Salvador, o Bahia vai muito mal, sendo o pior de toda a Série A, com somente dez pontos em 15 partidas (2V, 4E e 9D) e saldo negativo de 14.
Momento: Atualmente, o Tricolor abre a zona de rebaixamento, com 29 pontos, e fez somente um ponto nos últimos oito jogos da Série A. O Esquadrão, porém, tem um jogo a menos na competição.
Chance de queda: segundo a UFMG, as chances de rebaixamento do Bahia são de 42.9%.
Fortaleza
Como foi no primeiro turno? Fez 25 pontos e teve aproveitamento de 43,9% (6V, 7E e 6D), sendo o 9º colocado.
Como está o segundo turno? Viu o rendimento despencar para 21,2%, com sete pontos em 11 jogos (1V, 4E e 6D).
E se mantiver esse aproveitamento de 21,2% durante todo o segundo turno? Assim, terminaria o returno com 12 pontos, que somados aos 25 do primeiro turno, totalizariam 37.
Quais as chances de queda com 37 pontos? De acordo com a UFMG, atualmente, a probabilidade de um time ser rebaixado com esta pontuação é de 97%.
E como visitante? Longe do Castelão, o Fortaleza não vai bem, sendo o quarto pior visitante de toda a Série A, com 11 pontos em 15 jogos (2V, 5E e 8D), apenas um acima do Bahia, o lanterna do quesito.
Momento: nos últimos 14 jogos, o Leão do Pici venceu apenas uma partida e aparece em 15º lugar, com 32 pontos, três acima da degola.
Chance de queda: segundo a UFMG, as chances de rebaixamento do Fortaleza são de 32.3%.
Sport
Como foi no primeiro turno? Fez 24 pontos e teve aproveitamento de 42,1% (7V, 3E e 9D), sendo o 10º colocado.
Como está o segundo turno? Viu o rendimento cair para 24,2%, com oito pontos em 11 jogos (2V, 2E e 7D).
E se mantiver esse aproveitamento de 24,2% durante todo o segundo turno? Assim, terminaria o returno com 13 pontos, que somados aos 24 do primeiro turno, totalizariam 37.
Quais as chances de queda com 37 pontos? De acordo com a UFMG, atualmente, a probabilidade de um time ser rebaixado com esta pontuação é de 97%.
E como visitante? Distante da Ilha do Retiro, o Sport é o segundo pior de toda a Série A, melhor do que o Bahia apenas pelo saldo de gols. Tem o mesmo número de pontos (10, com 2V, 4E e 9D), mas saldo negativo de 12.
Momento: nas últimas 11 partidas, tem apenas duas vitórias e figura, atualmente, no 14º lugar, com 32 pontos, três acima da degola.
Chance de queda: segundo a UFMG, as chances de rebaixamento do Sport são de 26,7%.
E o Ceará?
Diferentemente dos outros três nordestinos, o Vozão vive situação cômoda em relação à degola. Sólido, as chances de rebaixamento são de 0,029%, segundo a UFMG, figurando em 11º, com 39 pontos, dez acima da degola. O Alvinegro, inclusive, apesar da derrota para o Red Bull Bragantino, alimenta o sonho de ir à pré-Libertadores.
0 comentários