conecte-se conosco

BANáuticoPESérie BÚltimasVitória

A dois jogos para o fim, Náutico e Vitória têm baixo risco de queda na Série B

Foto: Caio Falcão/CNC

Publicados

em

Restando apenas duas rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro, Náutico e Vitória viram seus riscos de rebaixamento diminuírem bastante. Após os triunfos sobre Oeste e Guarani, respectivamente, pernambucanos e baianos chegaram aos 42 pontos e abriram três de vantagem para o Figueirense, que após ser goleado pelo CRB por 5 a 1, caiu para a 17ª posição, abrindo a zona de rebaixamento.

O Náutico, que chegou a ter 86% de risco de queda, agora vê essa possibilidade se resumir a 8,7% de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de MInas Gerais. Já o site Chance de Gol, especializado em projeções matemáticas, é um pouco mais pessimista. Mesmo assim, calcula em 15% o risco alvirrubro,

Já o Vitória tem os percentuais praticamente iguais nos dois estudos. Para a UFMG, a probabilidade do Rubro-negro disputar a Série C na temporada 2021 é de 10,4%. Um empate técnico com o Chance de Gol, que calcula essa possibilidade em 10,1%.

Por sua vez, os baixos índices dos dois nordestinos significa que o sinal vermelho foi acionado no Figueirense. Para a UFMG, os catarinenses possuem 81,7% de possibilidade de rebaixamento, enquanto o Chance de Gol avalia esse índice em 77,1%

Vale lembrar que Náutico e Vitória podem evitar matematicamente o rebaixamento já na próxima rodada. Para isso, o Figueirense precisa perder para o Juventude (que busca o acesso), sexta-feira, em Caxias do Sul, deixando alvirrubros e rubro-negros a um ponto da permanência. Caso o time catarinense empate, uma vitória livra matematicamente a dupla nordestina. O Timbu encara o Cruzeiro, cumprindo tabela, em Belo Horizonte, enquanto o Leão recebe o já rebaixado Botafogo-SP, no Barredão. 

Na última rodada, o Náutico recebe o CSA, nos Aflitos, o Figueirense enfrenta a Ponte Preta, em Florianópolis e o Vitória visita o Brasil, em Pelotas.

Já o Paraná, 18º colocado, com 36 pontos, está praticamente rebaixado. Para a UFMG essa possibilidade chega a 99,15%, enquanto o Chance de Gol aponta 97,8%. Além do Botafogo-SP, o Oeste também já está matematicamente rebaixado.

Risco de rebaixamento

Náutico – 8,7% (UFMG) e 15% (Chance de Gol)
Vitória – 10,4% (UFMG) e 10,1% (Chance de Gol)
Figueirense – 81,7% (UFMG) e 77,1% (Chance de Gol)
Paraná – 99,15% (UFMG) e 97,8 (Chance de Gol)

Trending