publicidade

Há seis jogos invicto fora, Ceará alcança G4 como visitante na Série A

Últimas, CE, Ceará, Série A

Por João de Andrade Neto

Por João de Andrade Neto

Postado dia 22 de janeiro de 2021

A goleada sobre o Goiás por 4 a 0, no estádio da Serrinha, em Goiânia, reforçou a força do Ceará como visitante nesse Campeonato Brasileiro. Já são seis jogos seguidos de invencibilidade fora de casa, com cinco vitórias e um empate nesse recorte. Pontos fundamentais para colocar o Vozão na briga por uma vaga na Pré-Libertadores e que impulsionaram o alvinegro a ter a quarta melhor campanha como visitante nesta Série A.

Ao todo, o Ceará soma 22 pontos atuando fora de casa (seis vitórias, quatro empates e seis derrotas). Pontuação que, na condição de visitante, fica abaixo apenas das obtidas por Flamengo (27), São Paulo (26) e Internacional (25), todos times que lutam diretamente pelo título do Campeonato Brasileiro. Assim como o Vozão, Palmeiras e Atlético-GO também somaram 22 pontos longe dos seus domínios, com a diferença de que o time paulista tem um jogo a menos.

Outro dado que ajuda a ilustrar o ótimo aproveitamento do Ceará fora de casa na atual temporada é uma comparação com os dois anos anteriores do alvinegro na Série A. Isso porque as atuais seis vitórias fora de casa já são maiores que a soma das vezes em que o clube conseguiu triunfar como visitante nas duas temporadas anteriores na elite. Em 2018, foram três vitórias fora de casa no Brasileiro. Em 2019, o rendimento foi ainda pior, com apenas dois triunfos.


Precisa melhorar em casa

Porém, se o desempenho na condição de visitante é digno de aplausos, o rendimento do Ceará como mandante vem deixando muito a desejar. Para se ter uma ideia, jogando “em casa” o Vozão somou 20 pontos, dois a menos que quando atua longe dos seus domínios (porém com um jogo a menos). 

Dessa forma, na classificação entre os mandantes do Campeonato Brasileiro, o Ceará despenca, tendo apenas a 15º campanha  (cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas), superior apenas às obtidas por Vasco (19 pontos), Atlético-GO (17), Goiás (16), Coritiba (14) e Botafogo (11). Com exceção do time goiano, todos os demais lutam contra o rebaixamento. 

E se atuando fora de casa já são seis jogos de invencibilidade, como mandante a situação é inversa, com o time há seis partidas sem vencer, com três derrotas nas últimas três partidas (soma ainda três empates). O último triunfo alvinegro na condição de mandante no Castelão nesse Brasileiro foi diante do Coritiba, por 2 a 1, no dia 24 de outubro, pela 18ª rodada.

Encontrar o equilíbrio entre os desempenhos como mandante e visitante pode ser o passaporte do Ceará para uma inédita (e histórica) vaga na Libertadores. 

O Ceará como visitante no Brasileiro

22 pontos (45,8% de aproveitamento)
6 vitórias (Goiás, Flamengo, Fortaleza, Bahia, Vasco e Atlético-GO)
4 empates (Santos, Botafogo, Fluminense e Athletico Paranaense)
6 derrotas (Grêmio, Palmeiras, Bragantino, Internacional, Atlético-MG e Sport)

O Ceará como mandante no Brasileiro

20 pontos (44,4% de aproveitamento)
5 vitórias (Coritiba, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e Bahia)
5 empates (São Paulo, Atlético-MG, Sport, Goiás e Grêmio)
5 derrotas (Bragantino, Internacional, Atlético-GO, Santos e Vasco)

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING