Em plena ascensão desde que teve a primeira sequência no time profissional, há pouco mais de dois anos, Adryelson segue em alta e faz boa Série A pelo Sport, apesar da briga do clube contra o rebaixamento (15º lugar). E as atuações satisfatórias podem ser comprovadas ainda mais pelas estatísticas do jogador de 22 anos somando os quesitos interceptações e cortes, onde figura entre os principais zagueiros na Série A.
VEJA MAIS: Confira aqui outras notícias do Sport
De acordo o portal SofaScore, Adryelson está no ‘top 3’ de zagueiros que mais cortam bolas por jogo, aparecendo no terceira posição, com média de 5.1 por partida – atrás apenas de Luiz Otávio e Sabino, de Ceará e Coritiba, respectivamente, que possuem média de 5.9 por jogo.
LEIA: Após figurar em lista de negociáveis, Ewerthon tem reviravolta e vai bem no Sport na Série A
Já no fundamento interceptações, também aparece no ‘top 3’ e está empatado na primeira posição com Lucas Veríssimo, do Santos (já vendido ao Benfica-POR) e Nino, do Fluminense, com média de 1.9 por partida.
“Temos bastante trabalho ainda no campeonato e acredito que tenho conseguido levar o esforço diário para dentro de campo. Penso que sempre teremos espaço para melhorar, seja individualmente ou coletivamente. Sou jovem, mas tenho orgulho da minha trajetória no futebol e sei que tem muito chão pela frente”, avaliou o zagueiro sobre o momento vivido.
Adryelson estreou nos profissionais em 2015, mas teve sequência apenas a partir do dia 5 de outubro de 2018, contra o Internacional, na Ilha do Retiro, vitória por 2 a 1 do Sport onde, inclusive, fez um gol. Desde então, não saiu da equipe, seja sob o comando de Milton Mendes, Milton Cruz, Guto Ferreira, Daniel Paulista e, agora, Jair Ventura.
No recorte, formou dupla de zaga com seis companheiros diferentes: Ernando, Ronaldo Alves, Chico, Rafael Thyere, Cleberson e Maidana. Enquanto havia essa rotação por questões técnicas, Adryelson seguia sendo mantido.
Atualmente, aliás, o defensor é visto como um possível respiro aos cofres do Sport, que detém 100% dos direitos econômicos do zagueiro e tem contrato até o fim deste ano. No total, são 110 partidas com a camisa do Leão, sendo campeão Estadual em 2019, ano em que também conquistou o acesso à elite.
Estatísticas
Zagueiros com mais cortes na Série A
1) Sabino (Coritiba): média de 5.9 por jogo
2) Luiz Otávio (Ceará): média de 5.9 por jogo
3) Adryelson (Sport): média de 5.1 por jogo
Zagueiros com mais interceptações na Série A
1) Adryelson (Sport): média de 1.9 por jogo (30 partidas)
2) Nino (Fluminense): média de 1.9 por jogo (22 partidas)
3) Lucas Veríssimo (Santos): média de 1.9 por jogo (16 partidas)
Números gerais de Adryelson no Sport
Jogos: 110
Gols: 3
Conquistas: 1 título (Estadual 2019) e 1 acesso (2019)
Impressionante é que ele jogou 30 dos 32 do Sport e mantém essa média aí…
Toma pouquíssimos cartões. Tem uma regularidade boa.
Grande zagueiro. Sport tem que ganhar um bom dinheiro com ele.