conecte-se conosco

Copa do NordestePESanta CruzSEÚltimas

Receita e calendário: Santa e Itabaiana decidem vaga do Nordestão

Foto: Wendell Rezende/AOI

Publicados

em

Não faltam motivos para a partida entre Santa Cruz e Itabaiana, nesta terça-feira às 21h30, no Arruda, ser considerada uma grande decisão para ambos os clubes. Além de definir a última das 16 vagas da Copa do Nordeste de 2021, também estão em jogo o orçamento das equipes, assim como o calendário e, claro, o histórico de participações na competição mais importante do primeiro semestre para os clubes nordestinos.

Receita e calendário

Ainda não foi divulgado o quadro de valores para os clubes participantes da edição 2021 da Copa do Nordeste. Entretanto, fazendo uma estimativa sobre as quantias destinadas pela Liga do Nordeste através das cotas de transmissão, na temporada passada o Santa Cruz recebeu R$ 1,7 milhão referente ao Grupo 2 de clubes, definidos pelo ranking da CBF. Já o Itabaiana ganharia ao menos R$ 775 mil, referentes ao Grupo 4, considerando que deve haver um acréscimo sobre as quantias de 2020.

Além disso, é necessário considerar o calendário para os clubes, que teriam ao menos mais oito datas referentes à fase de grupos da competição, que é o mínimo de participação para os 16 participantes. Aliado a isso, há ainda o nível de qualificação técnica, uma vez que os campeonatos estaduais – ao menos em tese – têm um nível técnico inferior em comparação aos participantes do Nordestão.

Santa Cruz tenta evitar o pior

Depois do insucesso na Série C, o Santa Cruz tenta evitar o pior. Em caso de nova eliminação, além de impactar diretamente nos fatores citados acima, também influenciaria na construção do elenco para 2021, tornando mais difícil a manutenção de peças importantes para o elenco e da vinda de possíveis novos contratados.

Já sem o goleiro Maycon Cleiton, negociado com o Red Bull Bragantino, e outros atletas dispensados antes mesmo do duelo desta terça-feira, o time se vê na iminência de novas perdas. O técnico Marcelo Martelotte, ao menos, terá o capitão Danny Morais à sua disposição na partida, reforçando o sistema defensivo.

Itabaiana quer a terceira participação

O clube sergipano com mais participações na Copa do Nordeste depois de Confiança e Sergipe, o Itabaiana tenta a sua terceira disputa da fase de grupos. Classificado em 2018 para as Eliminatórias, acabou eliminado nos pênaltis pelo Náutico, após dois empates em 0 x 0. Desta vez, o Tremendão da Serra tenta fazer diferente diante de outro pernambucano, que vive uma pressão mais elevada e não correspondeu bem às decisões com o grupo atual.

A tendência é a manutenção da equipe que conquistou o importante empate em 2 x 2 na primeira partida, no Etelvino Mendonça. A única exceção é o volante Levi, que testou positivo para covid-19 e não viaja com a delegação para Recife. Em caso de novo empate, a vaga será definida nas penalidades.

Arbitragem

Árbitro: Jose Henrique de Azevedo Junior (MA)
Assistente 1: Antonio Adriano de Oliveira (MA)
Assistente 2: Antonio Fernando de Sousa Santos (MA)

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados