conecte-se conosco

CECearáPESanta CruzSérie ASportÚltimas

Morre Lula Pereira, ex-jogador de Santa e Sport, e ídolo do Ceará

Com vida dedicada ao futebol, Lula estava afastado das atividades desde 2016 por problemas de saúde

Foto: Divulgação/ Ceará SC
Avatar

Publicados

em

O futebol do Nordeste está de luto. Faleceu, na tarde deste domingo, Lula Pereira, aos 64 anos, vítima de problemas cardíacos decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O ex-jogador e ex-treinador morreu em Fortaleza, onde residia. Lula surgiu em Pernambuco e cravou o nome na história do futebol cearense. 

Natural de Olinda (PE), foi revelado nas categorias de base do Santa Cruz em 1972, clube que jogou dali até 1980 – com uma passagem de dois anos (1973 e 1974) pelo Sport neste intervalo 

Na década seguinte, rumou ao Ceará, onde viria a marcar época. De 1980 até 1987, defendeu, em campo, as cores do Vozão e tornou-se um dos principais zagueiros da história do clube, período em que conquistou quatro estaduais.

Após se aposentar no fim dos anos 80, trabalhou por quatro anos na base Alvinegra, até sair e retornar para comandar o clube em 1998, na primeira de quatro passagens treinando profissionalmente o Ceará (outras foram em 2004, 2008 e 2012). No Vozão, virou o quarto técnico com mais jogos: 162, atrás apenas de Dimas, Caiçara e Ivonísio.

“Por dedicar sua vida ao futebol e em sua memória, o Ceará Sporting Club presta aqui homenagem póstuma ao Lula e decreta luto de três dias. O Ceará Sporting Club se solidariza com os familiares de Lula Pereira, neste momento de tamanha dor”, disse o Vozão em comunicado.

Lula Pereira nos anos 80 pelo Ceará, onde ganhou
quatro estaduais (1980, 1981, 1984 e 1986)
. Foto: Divulgação/ Ceará

Além disso, na região, Lula Pereira foi treinador do Bahia, em 2003 e 2006; do América-RN em 2013; e atuou como diretor no Ferroviário em 2016, quando decidiu se afastar do futebol por problemas de saúde. Em 2019, sofreu um AVC.

No Brasil, como técnico, comandou também outros vários times: Rio Branco-SP, União São João, Paysandu, Criciúma, Guarani, Botafogo-SP, Portuguesa, América-MG, Flamengo, Avaí e Brasiliense.

Lula Pereira deixa três filhos (Luiz Eduardo, Priscila e Bárbara).

Trending