publicidade

Náutico ultrapassa Santa no ranking da CBF e clubes sentirão reflexos no Nordestão 2022

PE, Copa do Nordeste, Estaduais, João de Andrade Neto, Náutico, Santa Cruz

Por João de Andrade Neto

Por João de Andrade Neto

Postado dia 22 de fevereiro de 2021

A CBF deverá publicar a atualização do seu ranking nacional de clubes e federações logo após a finalíssima da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio, no dia 7 de março, o que marcará, finalmente, o encerramento oficial do calendário de 2020. E a nova lista trará uma ótima notícia para o Náutico e um péssima para o Santa Cruz. Isso porque, segundo levantamento feito pelo estatístico e analista do NE45, Thiago Minhoca, o novo ranking já virá com os alvirrubros à frente dos tricolores. O que trará consequência importantes para os dois clubes visando a Copa do Brasil e sobretudo a Copa do Nordeste de 2022.

De acordo com o levantamento feito por Minhoca, o Náutico aparecerá com 3.662 pontos após a atualização, contra 3.538 do Santa Cruz, deixando o Timbu como o segundo clube mais bem ranqueado de Pernambuco, atrás apenas do Sport. Algo que terá reflexos já no Nordestão do próximo ano, quando o estado passará a ter direito a apenas duas vagas na competição (ambas direto na fase de grupos) por ter sido ultrapassado pelo Ceará no ranking das federações. Uma concedida ao campeão pernambucano e outra ao clube do estado melhor posicionado na CBF.

Dessa forma, automaticamente uma das vagas de Pernambuco na Copa do Nordeste sempre ficará com o Sport, seja como campeão ou como clube mais bem colocado no ranking. Sobrando, portanto, apenas mais um classificado. E é aqui que a ultrapassagem do Náutico fará toda a diferença, uma vez que, caso não conquiste o título estadual este ano, o Timbu só ficará fora do Regional em 2022 se o Santa Cruz, ou qualquer outro clube do interior, levantar a taça. Isso porque, na hipótese do Sport ser o campeão, a vaga destinada ao melhor ranqueado pernambucano passa a ser do Náutico.


Em outras palavras, e aqui entra a péssima notícia para os tricolores, o Santa Cruz só estará na Copa do Nordeste de 2022 caso levante o seu 30º título pernambucano. Regra que vale também para Salgueiro (bicampeonato), Central, Retrô, Vera Cruz, Afogados, Sete de Setembro e Vitória, na hipótese de uma conquista inédita. Em caso de vice, para qualquer um desses clubes, Náutico e Sport serão os representantes de Pernambuco.

Como se deu essa ultrapassagem?

O Náutico começou a tirar a diferença para o Santa Cruz no ranking da CBF em 2018, quando os dois times disputaram a Série C e foram eliminados juntos nas quartas de final. Porém, nesse ano, o Timbu chegou a quarta fase da Copa do Brasil, enquanto os corais caíram na primeira fase. No ano seguinte, com o título da Série C, os alvirrubros voltaram a somar mais pontos.

Porém a maior diferença veio, de fato, na temporada 2020, quando o Náutico somou 1285 pontos contra apenas 815 do Santa Cruz. E aqui já entra a diferença nas divisões. Para se ter uma ideia, apenas pela 16º posição na Série B, o Timbu fez 232 pontos, contra 138 do Tricolor, que acabou em 5º lugar na Série C. 

Posts

Isso significa que, com a manutenção dos dois times nas respectivas divisões em 2021, a tendência será o Náutico abrir ainda mais a diferença para o rival no ranking da CBF. A chance de um encurtamento da distância pelo Santa Cruz será apenas via Copa do Brasil, competição em que os alvirrubros não irão disputar na atual temporada (assim como a Copa do Nordeste). Porém será necessário uma boa campanha coral.

Posts

E como fica a Copa do Brasil?

Por sinal, por conta da atualização do ranking, a vaga do Santa Cruz na Copa do Brasil de 2021 só foi possível graças ao Campeonato Pernambucano, que distribui vagas para o campeão (Salgueiro) e vice (Santa), além do melhor time na primeira fase, a exceção dos finalistas (Retrô). O Sport entra na competição herdando uma das 10 vagas distribuídas pela CBF pelo seu ranking, e aqui independentemente de federações. 

Justamente por não alcançar essa marca, o Náutico ficou fora do torneio. Algo que, naturalmente, também atingiria o Santa a partir da atualização do ranking. Risco que pode se repetir para a Copa do Brasil 2022.

Pix Futebol! Um novo jeito de realizar apostas esportivas. Muito mais fácil, rápido e com segurança.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING