conecte-se conosco

PotiguarRNÚltimas

ABC e América-RN jogam 2º turno do estadual sob risco de sumirem do calendário em 2022

Fotos: Canindé Pereira/América FC e Rennê Carvalho/ABC F.C
Avatar

Publicados

em

O título do primeiro turno do Campeonato Potiguar conquistado no último domingo pelo Globo colocou uma pressão imensa nos ombros da dupla ABC e América para a disputa da sequência da competição. Isso porque, a conquista do returno, passa a valer não apenas uma vaga na decisão do estadual, como também a garantia de um calendário para a próxima temporada. Já ao eliminado, a consequência poderá ser um 2022 completamente esvaziado.

Isso porque o estado do Rio Grande do Norte possui duas vagas para a Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro (divisão na qual estão ABC e América-RN atualmente). Vagas destinadas aos dois melhores colocados do Campeonato Potiguar do ano anterior. Sendo assim, para 2022, uma dessas vagas já foi preenchida pelo Globo. Com isso, quem ficar de fora da disputa pelo título automaticamente também estará ausente na Copa do Brasil do próximo ano e também da Série D.

Dessa forma, caso ABC ou América não avancem para disputar o título do Campeonato Potiguar contra o Globo, a presença no Campeonato Brasileiro de 2022 só se dará em caso de acesso à Série C na atual temporada. O ABC irá para o seu segundo ano consecutivo na Quarta Divisão, enquanto o América vai amargar a quinta temporada no sub-solo do futebol brasileiro.

Com relação a Copa do Nordeste, a situação não se alterou. Isso porque, por ser o melhor time do Rio Grande do Norte no ranking da CBF, o ABC já tem sua vaga garantida ao menos no mata mata classificatório do Regional, entrando na fase de grupos em caso de título. 

Já a situação do América é um pouco mais desconfortável. Isso porque o clube entrará na fase de grupos também em caso de título e ficará com a vaga na fase pré, caso o ABC fature o Potiguar (nesse caso, o alvirrubro herdaria a vaga do ranking da CBF por ser o segundo clube do estado melhor colocado).

Ou seja, o América só corre o risco de não disputar o Nordestão na possibilidade do Globo (ou outro clube intermediário) faturar o estadual. Nesse caso, o cenário seria de tragédia completa, uma vez que, lembrando, o América, junto do ABC, também ficaria fora da Copa do Brasil e do Brasileiro, caso não conquiste o acesso à Série C neste ano.

O segundo turno do Campeonato Potiguar começa nesta terça-feira (4) com o confronto entre Santa Cruz de Natal e Potiguar, no Frasqueirão. ABC e América entram em campo na quarta-feira (5). O Alvinegro visita o já finalista Globo no Barretão, enquanto o Alvirrubro duela contra o Força e Luz, na Arena das Dunas. Na quinta, a primeira rodada se completa com Assu x Palmeira.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending