conecte-se conosco

BABahiaCECearáCopa do NordesteÚltimasVitória

Campeão, Bahia forma base da seleção da Copa do Nordeste eleita pelo NE45

Publicados

em

Campeão em cima do Ceará, em pleno Castelão, revertendo a desvantagem da derrota no jogo de ida, o Bahia forma a base da seleção da Copa do Nordeste 2021 eleita por 13 analistas do portal NE45 e do Podcast 45 minutos. Entre os 11 melhores jogadores da competição, o Esquadrão teve seis escolhidos, entre eles quatro de forma unânime. 

O Tricolor também emplacou por unanimidade o técnico Dado Cavalcanti, que conquistou seu terceiro regional na carreira, sendo a primeira Copa do Nordeste (já possuía duas Copas Verdes com o Paysandu), e também o craque da competição. A honraria coube ao meia Rodriguinho, principal destaque do jogo final, ao converter dois pênaltis (um no tempo normal e outro na disputa das penalidades) e dar a assistência para o gol de Gilberto. Ao todo, na competição, foram três gols e cinco assistências. Já o camisa nove, por sinal, foi o segundo mais votado para destaque da competição, da qual acabou como artilheiro, com oito gols.

Não por acaso, os dois estão entre as unanimidades da seleção do Grupo 45 Minutos, recebendo todos os 13 votos possíveis. Completam esse seleto hall, o zagueiro German Conti (também lembrado por um analista para o posto de destaque por um analista). O argentino se tornou sinônimo de segurança na defesa e teve a responsabilidade de converter a última cobrança na disputa de pênaltis, sacramentando o título do Bahia. O outro eleito de forma unânime foi o volante Patrick de Lucca, que, suspenso, ficou de fora da grande decisão, mas que comprovou no Nordestão as boas apresentações já demonstradas na reta final do Campeonato Brasileiro, quando ganhou a confiança do técnico Dado Cavalcanti. 

Se não unanimidade, os outros dois jogadores do Bahia eleitos para o time ideal da Copa do Nordeste 2021 também tiveram votações expressivas. A começar pelo gol, onde Matheus Teixeira fez história. De terceira opção para a posição (esteve presente na estreia do Nordestão, contra o Salgueiro, quando o Bahia utilizou um time 100% reserva) o jovem goleiro, de 22 anos, viu a oportunidade surgir com a lesão de Matheus Claus e contaminação por Covid-19 do então titular (e contestado) Douglas Friedrich. E, literalmente, a agarrou com defesas nas disputas de pênaltis da semifinal contra o Fortaleza (duas) e na decisão diante do Ceará, ambas no Castelão.

Com isso, Matheus Teixeira recebeu 11 dos 13 votos possíveis (e um voto para craque). Mesma votação do companheiro Nino Paraíba, que de contestado na temporada passada, se tornou uma das principais peças ofensivas do Bahia na Copa do Nordeste e pulverizou os concorrentes. Suspenso, o experiente lateral também ficou fora do jogo final.

E o Ceará?

Dono do recorde de jogos invictos na Copa do Nordeste (23), marca quebrada justamente na final contra o Bahia, o Ceará também teve presença massiva na seleção do campeonato escolhida pelos jornalistas do Grupo 45 Minutos. Foram ao todo quatro jogadores eleitos.

De todos, o mais bem votado foi o zagueiro Messias, contratado junto ao América-MG após o Vozão ganhar uma disputa no mercado com o próprio Bahia. E o defensor fez jus ao investimento, formando uma sólida dupla de zaga com o companheiro Luiz Otávio, vazada apenas na decisão. Luiz Otávio acabou fora da seleção, mas Messias contabilizou 12 dos 13 votos possíveis.

Outro jogador alvinegro bem votado foi o lateral esquerdo Bruno Pacheco, dono da posição no Ceará desde a temporada passada e que, no Nordestão, manteve a regularidade nas boas atuações, sendo lembrado por 10 analistas. Um a mais que o atacante colombiano Stiven Mendoza, contratado para a atual temporada e que caiu como uma luva no esquema do técnico Guto Ferreira. Em nove jogos, foram dois gols e duas assistências.

O outro jogador do Vozão na seleção é o meia Vina, que também fez parte do time ideal do último Campeonato Brasileiro escolhido pela CBF. No entanto, o camisa 29 esteve longe do brilho da temporada passada, sumido principalmente no jogo final. Mesmo assim, ao longo do Nordestão, em nove jogos, fez um gol (na semifinal contra o Vitória) e deu três assistências. O suficiente para receber 6 votos.

Mesma quantidade de votos recebidos pelo único jogador fora da dupla Bahia-Ceará. O feito coube ao jovem atacante Samuel, de 20 anos, que em sua primeira temporada como profissional do Vitória venceu a concorrência dentro do elenco rubro-negro e se firmou como um dos destaques do time e um dos artilheiros do Nordestão, com cinco gols. O prata da casa leonino venceu, por um voto, a disputa com Dellatorre, do CSA, que marcou um gol a mais na competição.

Assim, Samuel também foi escolhido como o jogador revelação da Copa do Nordeste, superando Matheus Teixeira e Patrick de Lucca, ambos do rival Bahia.

A seleção

Matheus Teixeira (11 votos)

Matheus Teixeira saiu de terceiro goleiro para a história do Bahia Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nino Paraíba (11 votos)

Nino Paraíba superou as desconfianças para ser uma das peças chaves do campeão Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

German Conti (13 votos, unanimidade)

Contratado junto ao Benfica, o argentino Conti logo se tornou um pilar da defesa do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Messias (12 votos)

Junto com Luiz Otávio, Messias formou uma dupla de zaga só vazada na final (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Bruno Pacheco (10 votos)

Bruno Pacheco conseguiu manter a regularidade na lateral esquerda do Ceará (Foto: Felipe Santps/Ceará SC)

Patrick de Lucca (13 votos, unanimidade)

Prata da casa Patrick de Lucca confirmou bom momento do final da Série A de 2020 (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Rodriguinho (13 votos, unanimidade) – Craque do campeonato (10 votos)

Maestro do Bahia, Rodriguinho, foi escolhido pelo Grupo 45 Minutos o craque do Nordestão Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Vina (6 votos)

Mesmo rendendo abaixo do esperado, Vina conseguiu uma vaga na seleção da Copa do NE (Foto: Stephan Eilert /Ceará SC)

Gilberto (13 votos, unanimidade)

Artilheiro da Copa do Nordeste, com oito gols, Gilberto também foi bem votado para craque do torneio

Mendoza (11 votos)

Uma das principais contratações do Ceará, Mendoza correspondeu em campo (Foto: Felipe Santos /Ceará SC)

Samuel (6 votos) – Revelação (7 votos)

Com cinco gols, atacante Samuel foi o único eleito fora da dupla Bahia e Ceará (Foto: Pietro Carpri/EC Vitória)

Técnico: Dado Cavalcanti (13 votos, unanimidade)

Após livrar o rebaixamento, Dado Cavalcanti saboreou o primeiro título com o Bahia (Foto: Felipe Oliveira /EC Bahia)

Outros jogadores votados
Dellatorre (5 votos), Charles (4 votos), Oliveira (4 votos), Gabriel Dias (2 votos), Pedrinho (2 votos), Luiz Otávio (1 voto), Rossi (1 voto). Richard (1 voto), Diego Torres (1 voto), Matheus Jussa (1 voto), Felipe Alves (1 voto), Matheus Bahia (1 voto)

Os votos:

Lucas Liausu – Analista do portal NE45 e do Podcast 45 Minutos
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, German Conti, Messias e Bruno Pacheco; Patrick de Lucca, Rodriguinho e Vina; Mendoza, Samuel e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti 
Craque: Rodriguinho. Revelação: Samuel

João Pedro Pereira – Analista do Podcast 45 Minutos
Richard; Nino Paraíba, German Conti, Luiz Otávio (Ceará) e Bruno Pacheco; Patrick de Lucca; Oliveira e Rodriguinho; Mendoza, Samuel e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti
Craque: Gilberto . Revelação: Samuel

Thiago Minhoca – Analista do Podcast 45 Minutos
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Messias, German Conti e Bruno Pacheco; Patrick de Lucca, Matheus Jussa e Rodriguinho; Mendoza, Dellatorre e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti
Craque: German Conti. Revelação: Patrick de Lucca

Fred Figueiroa – Editor e colunista do NE45 e Podcast 45 Minutos
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Messias, German Conti e Bruno Pacheco; Charles, Patrick de Lucca e Vina; Rodriguinho, Mendoza e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti
Craque: Rodriguinho. Revelação: Matheus Teixeira.

João de Andrade Neto – Editor e analista do NE45 e Podcast 45 Minutos
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Messias, German Conti e Bruno Pacheco; Patrick de Lucca, Oliveira e Rodriguinho; Mendoza, Gilberto e Dellatorre. Técnico: Dado Cavalcanti
Craque: Rodriguinho. Revelação: Matheus Teixeira.

Klisman Gama – Repórter do portal NE45
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, German Conti, Messias e Bruno Pacheco; Patrick de Lucca, Rodriguinho e Vina; Gilberto, Dellatorre e Mendoza. Técnico: Dado Cavalcanti
Craque: Rodriguinho . Revelação: Samuel 

Geraldo Rodrigues – repórter do portal NE45
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, German Conti, Messias e Pedrinho; Patrick de Lucca, Diego Torres e Rodriguinho; Gilberto, Dellatorre e Mendoza. Técnico: Dado Cavalcanti
Craque: Rodriiguinho. Revelação: Matheus Teixeira.

Cássio Zirpoli – Analista do Podcast45 e editor do Blog de Cássio Zirpoli
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Messias, German Conti e Bruno Pacheco; Charles, Patrick de Lucca e Vina; Rodriguinho, Mendoza e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.
Craque: Rodriguinho. Revelação: Patrick de Lucca

Vitor Villar – Analista do Podcast 45 Minutos
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, German Conti, Messias e Bruno Pacheco; Patrick de Lucca,Rodriguinho e Rossi; Samuel, Dellatorre e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti
Craque: Gilberto. Revelação: Samuel

Cascio Cardoso – Analista do Podcast 45 Minutos
Matheus Teixeira, Nino Paraíba, Messias, German Conti, Bruno Pacheco, Patrick de Lucca, Oliveira, Rodriguinho, Mendoza, Gilberto e Samuel. Tec: Dado Cavalcanti.
Craque: Matheus Teixeira. Revelação: Samuel.

Juliana Lisboa – Analista do Podcast 45 Minutos e do portal NE45
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, German Conti, Messias e Bruno Pacheco; Patrick de Lucca, Charles e Vina; Rodriguinho, Samuel e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti
Craque: Rodriguinho. Revelação: Samuel

Kauê Diniz- Analista do Podcast 45 Minutos e do Portal NE45
Felipe Alves; Gabriel Dias, Messias, German Conti e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Charles e Vina; Mendoza, Gilberto e Rodriguinho. Técnico: Dado Cavalcanti.
Craque : Gilberto. Revelação: Samuel .

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending