Uma partida com pouco brilho. Encardida. Mas com muita luta e eficiência, o Bahia conseguiu bater o Juventude por 1 a 0, no estádio de Pituaçu, em Salvador-BA. O gol do triunfo foi marcado pelo lateral-esquerdo Matheus Bahia, na segunda etapa. O Tricolor de Aço foi melhor na partida inteira, mas teve dificuldades diante de uma defesa bem postada do Alviverde, que fechou bem as principais escapadas da equipe.
Com o resultado, o Bahia chegou aos 17 pontos e não deixa o G6 nesta rodada. Momentaneamente, ocupa a quinta colocação, mas aguarda o resultado do jogo entre Atlético-MG e Flamengo. Em caso de vitória do time mineiro, o Tricolor seguirá na sexta posição. Na próxima rodada, o Esquadrão vai até o Morumbi enfrentar o São Paulo, no sábado (10), às 19h.
Confira a classificação da Série A
Jogo morno, com Bahia um pouco superior
Um primeiro tempo sem tantas chances, e o Bahia encontrando dificuldades para quebrar a boa marcação do Juventude, se postando praticamente inteiro atrás da linha da bola, esperando os contra-ataques. Fechadinho, acabava cedendo pouco espaço para as trocas de passes do Tricolor, que rodava a bola de um lado para o outro, buscando infiltrações de Rossi, fazendo o facão para dentro da área, ou Gilberto para fazer o pivô ou finalizar – mas estava acompanhado de perto pelos zagueiros.
O G9 tentou duas vezes no começo, aos 9 e aos 11, mas na primeira pegou mal, de canela, e mandou por cima da meta. Enquanto que na segunda, desta vez de cabeça, também mandou por cima. O Alviverde respondeu no contragolpe com finalizações sem muito perigo, com defesas seguras de Matheus Teixeira, aos 14 e 21 minutos. Aos 23, Rossi recebeu pela direita e chutou forte para defesa firme de Marcelo Carné. A primeira etapa seguiu com movimentação, com o Bahia e o Juventude tentando acelerar o ritmo, mas tendo dificuldades para encaixar o último passe para uma finalização.
Bahia marca e segura pressão no fim
O panorama de início na segunda etapa não mudou muito. O técnico Dado Cavalcanti colocou Maycon Douglas na vaga do amarelado Thaciano para dar maior movimentação ofensiva, além de melhorar a disputa de um contra um do Bahia diante da defesa gaúcha. Aos quatro minutos, em jogada pela direita, a bola foi cruzada para Gilberto, que tentou ajeitar para Maycon Douglas, mas sobrou para Rodriguinho, que finalizou de primeira e jogou para fora.
Apesar da criação estar ruim, o Bahia passou a crescer no duelo. Foi criando novas brechas, trocando bons passes e se movimentando bem pela frente. Conforme cresceu na partida, o Esquadrão rondou melhor a área do Juventude, conseguiu infiltrar e, numa dessas oportunidades, amadureceu o gol. Aos 33, Thonny Anderson recebeu de Gilberto e ficou sem espaço para chutar. Na briga com a marcação, mesmo caído, conseguiu tocar para Matheus Bahia. O lateral deu um tapa na frente, se livrou de dois e bateu cruzado, no canto de Marcelo Carné.
Depois de ficar em desvantagem, o time gaúcho fez alterações e se lançou ao ataque, enquanto que o Bahia se segurou para garantir os três pontos. Mas passou por sustos. Aos 43 minutos, Fernando Pacheco recebeu nas costas de Matheus Bahia e bateu cruzado, forte, e o goleiro do Esquadrão apenas olhou a bola passar ao lado direito. Aos 45, foi a vez de Matheus Peixoto receber com espaço dentro da área e mandar raspando a trave esquerda. Apesar da pressão, o Tricolor de Aço conseguiu o triunfo e engatou uma sequência de duas vitórias consecutivas na Série A.
Ficha do jogo
Bahia (1)
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Patrick de Lucca), Daniel (Lucas Araújo) e Thaciano (Maycon Douglas); Rodriguinho (Thonny Anderson), Rossi (Óscar Ruiz) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.
Juventude (0)
Marcelo Carné; Michel (Paulo Henrique), Vitor Mendes, Rafael Foster e William Matheus; Elton, Jadson (Bruninho), Matheus Jesus (Chico) e Wescley (Fernando Pacheco); Matheus Peixoto e Paulinho Boia (Marcos Vinícios). Técnico: Marquinhos Santos.
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador-BA.
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP).
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos SP).
Gol: Matheus Bahia, aos 33′ do 2ºT (BAH).
Cartões amarelos: Thaciano e Daniel (BAH); Paulo Henrique, Wescley e Paulinho Boia (JUV).
Ouça a partir do minuto 104′:
0 comentários