Líder e único invicto da Série B, o Náutico, com a vitória fora de casa sobre o Goiás por 1 a 0, abriu quatro pontos de vantagem para o Coritiba, segundo colocado, e o mais importante, está a oito pontos do Vasco, quinto e primeiro time fora do grupo de acesso à Série A. A largada do alvirrubro é tão forte que faz o clube pavimentar uma possível classificação à elite do futebol nacional com apenas dez rodadas disputadas.
Isso porque, tomando como base o levantamento feito pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aponta 63 pontos como uma margem segura de classificação (acima de 99% de chance), o Timbu precisaria somar mais 39 dos 84 pontos ainda em disputa, até o término da competição, para retornar à Série A após oito anos.
O que significa um aproveitamento mínimo de 46,6%. Ou seja, somar menos da metade dos pontos que o time do técnico Hélio dos Anjos ainda tem pela frente.
O que por si só já representaria uma queda brusca com relação ao atual desempenho do Náutico, que é de 80%. Para se ter uma ideia, atualmente, com as dez rodadas disputadas, um índice de 46,6% significa 14 pontos, o que deixaria uma equipe na oitava colocação.
Já para o título, a UFMG calcula em 74 pontos como uma margem segura (acima de 99% de probabilidade). Com isso, o Timbu precisaria somar ainda mais 50 pontos, o que significa ter um aproveitamento de 59,5% até a última rodada da Série B. Hoje, o Sampaio Corrêa, terceiro colocado, possui um rendimento de 60%.
O Náutico volta a campo já na próxima segunda-feira para enfrentar a Ponte Preta, nos Aflitos.
A matemática para o acesso
Margem segura de pontos – 63 pontos*
Pontuação atual do Náutico – 24 pontos
Pontuação que o Náutico precisa – 39 pontos
Aproveitamento atual do time – 80%
Aproveitamento mínimo que time precisa ter para acesso – 46,6%
A matemática para o título
Margem segura de pontos – 74 pontos*
Pontuação atual do Náutico – 24 pontos
Pontuação que o Náutico precisa – 50 pontos
Aproveitamento atual do time – 80%
Aproveitamento mínimo que time precisa ter para o título – 59,5%
*Chance acima de 99% de acordo com a UFMG
0 comentários